quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Codesp lista cerca de 20 obras para melhorias no Porto de Santos


A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) divulgou a terça-feira, dia 27, durante o Santos Export, o Fórum Internacional de Expansão para o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, diversas obras que serão feitas ou estão em andamento na Baixada Santista para melhor tanto o acesso ao porto quanto a produção e movimentação de cargas.
O presidente da Codesp Renato Barco apresentou cada uma das obras. Ele participou da mesa redonda “Os problemas logísticos do Porto de Santos e soluções a curto, médio e longo prazo” junto com o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, a prefeita de Cubatão Marcia Rosa e a prefeita de Guarujá Maria Antonieta.

Barco se baseia em um estudo realizado em 2008 e que prevê, em um cenário otimista, a movimentação de 230 milhões de toneladas no Porto de Santos. “Neste ano, chegaremos a 110 milhões com certeza", afirma o presidente da Codesp. Por esse motivo, ele diz que as vias de acesso ao porto estarão cada vez mais saturadas. "Em 2024 deveremos ter uma capacidade instalada de 11 milhões de TEUS contra uma demanda de aproximadamente 9 milhões de TEUS", explica. Barco afirmou que a situação das vias de acesso irá se funilar quando chegarmos em 2024.

Por essas questões, Barco apresentou as obras de infraestrutura na região da Baixada Santista e que são direcionadas ao Porto de Santos. No porto está em andamento o aprofundamento e manutenção do canal, melhorias localizadas, aprofundamento do canal externo e melhorias no canal interno. "Precisamos fazer o remoção do Ais Giorgis e retiradas das pedras de Itapema e Teffé", afirma Barco. Com o novo marco regulatório, a dragagem como um todo vai ser tratada pela Secretaria de Portos. Com a mudança, ele disse que cada vez mais navios irão querer atracar no Porto de Santos. "De ano a ano a quantidade de navios, a atração descreve, e mostra um aumento na consignação media os armadores estão acreditando que o porto de santos consegue receber navios de maior porte", explica.

Além das obras colocadas pelo presidente da Codesp, ele apoiou outras soluções que foram apresentadas durante o evento. Para ele também é necessário pensar em plataformas logísticas, zonas de apoio logístico na Área Continental de Santos, construção de plataformas logísticas no planalto, e na Baixada Santista e construção de terminais para grãos.

Em relação as ferrovias, ele disse que haverá um aumento de cerca de 35% e que, como foi cobrado pelos especialistas do setor portuário, já está havendo um controle efetivo de todas as carretas através de agendamento. "Arrendatários se encontram aliados a uma central, a quantidade de caminhões tem que ser compatível com a sua capacidade", afirma Barco. Além disso, o presidente da Codesp garantiu que o Porto sem Papel vem trazendo efeitos significativos a atividade portuária. E, para ele, as obras serão o ponto chave para o Porto de Santos poder crescer sem o caos logístico. "Minha expectativa positiva, apesar de todo o sufoco, com obras de infraestrutura vamos conseguir avançar", conclui.

Confira a situação atual das obras ligadas ao Porto de Santos:

Santos
- Obras viárias da Avenida Perimetral da Alemoa: Brasil Terminal Portuário (BTP) irá realizar nesta primeira fase. Pista servirá como desvio de tráfego de caminhões e que irão melhorar as condições de acesso à estrutura viária local.

- Mergulhão: Fase de elaboração do projeto executivo que deve estar pronto até março de 2014. De acordo com o Barco, as autoridades estão batalhando para que o prazo seja reduzido para licitação.

- Perimetral: Trecho 3 totalmente concluído com três viadutos. Trecho Macuco-Ponta da Praia - projeto para remanejamento de linhas e construção de um viaduto que dá acesso direto aos terminais da Ponta da Praia, acabando com interferências no local.

Guarujá
- 1ª fase da avenida perimetral: De acordo com o presidente da Codesp, a obra está quase concluída, restando apenas 100 metros, próximo aos terminais. A obra é um viaduto que foi entregue em maio deste ano.

- 2ª etapa da avenida perimetral está em processo licitatório. Barco acredita que a abertura dos envelopes deve acontecer no próximo dia 3.

- Rua do Adubo: manutenção da rua que se encontrava em precárias situações foi realizada.

- Nova ligação: O presidente da Codesp explica que junto com a Prefeitura de Guarujá, Down Quimica e Fassina vão receber parte definitiva da segunda fase da Avenida Perimetral. Será realizada uma reunião com os técnicos da Codesp e Prefeitura de Guarujá do termo de cooperação.

Cais santista
- Piers: reforço no píer de acostagem da Alemoa. Já assinaram o contrato que está no processo de liberação de licenças. Vai acontecer reforço dos piers da Ilha Barnabé.

- Programas ambientais de regularização em todo o porto, e construção do píer na Alemoa não tiveram data ou situação divulgada.

- Alinhamento do cais de passageiros: As obras estão em andamento, primeiro trecho ficará pronto no fim do ano. Até a Copa do Mundo, mais de 500 metros de cais estarão disponíveis para a operação.

- Mini anel viário com a rodovia Padre Manoel da Nóbrega também ainda não tem data ou situação divulgada.

- Terceira faixa da rodovia Cônego Domênico Rangoni, entre a rodovia Anchieta e a Usinimas, também não foi citada data ou situação.

- Adequação da SP- 155 a BR-121 com uma alça de acesso, Duplicação do viaduto Rubens Paiva e Sistema viário na entrada de Santos (viaduto da Alemoa) também não tiveram data divulgada.


Fonte: G1