A Codesp (Companhia Docas
do Estado de São Paulo) divulgou a terça-feira, dia 27, durante o Santos
Export, o Fórum Internacional de Expansão para o Porto de Santos, no litoral de
São Paulo, diversas obras que serão feitas ou estão em andamento na Baixada
Santista para melhor tanto o acesso ao porto quanto a produção e movimentação
de cargas.
O presidente da Codesp
Renato Barco apresentou cada uma das obras. Ele participou da mesa redonda “Os
problemas logísticos do Porto de Santos e soluções a curto, médio e longo
prazo” junto com o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, a prefeita de
Cubatão Marcia Rosa e a prefeita de Guarujá Maria Antonieta.
Barco se baseia em um
estudo realizado em 2008 e que prevê, em um cenário otimista, a movimentação de
230 milhões de toneladas no Porto de Santos. “Neste ano, chegaremos a 110
milhões com certeza", afirma o presidente da Codesp. Por esse motivo, ele
diz que as vias de acesso ao porto estarão cada vez mais saturadas. "Em
2024 deveremos ter uma capacidade instalada de 11 milhões de TEUS contra uma
demanda de aproximadamente 9 milhões de TEUS", explica. Barco afirmou que
a situação das vias de acesso irá se funilar quando chegarmos em 2024.
Por essas questões, Barco
apresentou as obras de infraestrutura na região da Baixada Santista e que são
direcionadas ao Porto de Santos. No porto está em andamento o aprofundamento e
manutenção do canal, melhorias localizadas, aprofundamento do canal externo e
melhorias no canal interno. "Precisamos fazer o remoção do Ais Giorgis e
retiradas das pedras de Itapema e Teffé", afirma Barco. Com o novo marco
regulatório, a dragagem como um todo vai ser tratada pela Secretaria de Portos.
Com a mudança, ele disse que cada vez mais navios irão querer atracar no Porto
de Santos. "De ano a ano a quantidade de navios, a atração descreve, e
mostra um aumento na consignação media os armadores estão acreditando que o
porto de santos consegue receber navios de maior porte", explica.
Além das obras colocadas
pelo presidente da Codesp, ele apoiou outras soluções que foram apresentadas durante
o evento. Para ele também é necessário pensar em plataformas logísticas, zonas
de apoio logístico na Área Continental de Santos, construção de plataformas
logísticas no planalto, e na Baixada Santista e construção de terminais para
grãos.
Em relação as ferrovias,
ele disse que haverá um aumento de cerca de 35% e que, como foi cobrado pelos
especialistas do setor portuário, já está havendo um controle efetivo de todas
as carretas através de agendamento. "Arrendatários se encontram aliados a
uma central, a quantidade de caminhões tem que ser compatível com a sua
capacidade", afirma Barco. Além disso, o presidente da Codesp garantiu que
o Porto sem Papel vem trazendo efeitos significativos a atividade portuária. E,
para ele, as obras serão o ponto chave para o Porto de Santos poder crescer sem
o caos logístico. "Minha expectativa positiva, apesar de todo o sufoco,
com obras de infraestrutura vamos conseguir avançar", conclui.
Confira a situação atual
das obras ligadas ao Porto de Santos:
Santos
- Obras viárias da Avenida
Perimetral da Alemoa: Brasil Terminal Portuário (BTP) irá realizar nesta
primeira fase. Pista servirá como desvio de tráfego de caminhões e que irão
melhorar as condições de acesso à estrutura viária local.
- Mergulhão: Fase de
elaboração do projeto executivo que deve estar pronto até março de 2014. De
acordo com o Barco, as autoridades estão batalhando para que o prazo seja
reduzido para licitação.
- Perimetral: Trecho 3
totalmente concluído com três viadutos. Trecho Macuco-Ponta da Praia - projeto
para remanejamento de linhas e construção de um viaduto que dá acesso direto
aos terminais da Ponta da Praia, acabando com interferências no local.
Guarujá
- 1ª fase da avenida
perimetral: De acordo com o presidente da Codesp, a obra está quase concluída,
restando apenas 100 metros, próximo aos terminais. A obra é um viaduto que foi
entregue em maio deste ano.
- 2ª etapa da avenida
perimetral está em processo licitatório. Barco acredita que a abertura dos
envelopes deve acontecer no próximo dia 3.
- Rua do Adubo: manutenção
da rua que se encontrava em precárias situações foi realizada.
- Nova ligação: O
presidente da Codesp explica que junto com a Prefeitura de Guarujá, Down
Quimica e Fassina vão receber parte definitiva da segunda fase da Avenida
Perimetral. Será realizada uma reunião com os técnicos da Codesp e Prefeitura
de Guarujá do termo de cooperação.
Cais santista
- Piers: reforço no píer
de acostagem da Alemoa. Já assinaram o contrato que está no processo de
liberação de licenças. Vai acontecer reforço dos piers da Ilha Barnabé.
- Programas ambientais de
regularização em todo o porto, e construção do píer na Alemoa não tiveram data
ou situação divulgada.
- Alinhamento do cais de
passageiros: As obras estão em andamento, primeiro trecho ficará pronto no fim
do ano. Até a Copa do Mundo, mais de 500 metros de cais estarão disponíveis
para a operação.
- Mini anel viário com a
rodovia Padre Manoel da Nóbrega também ainda não tem data ou situação
divulgada.
- Terceira faixa da
rodovia Cônego Domênico Rangoni, entre a rodovia Anchieta e a Usinimas, também
não foi citada data ou situação.
- Adequação da SP- 155 a
BR-121 com uma alça de acesso, Duplicação do viaduto Rubens Paiva e Sistema
viário na entrada de Santos (viaduto da Alemoa) também não tiveram data
divulgada.
Fonte: G1