O Governo do Estado finaliza nos próximos dias o processo de licitação
para contratar uma empresa especializada que fará os estudos para obras de
ampliação da capacidade de tráfego nas rodovias estaduais PR-323 e PR-317. O
objetivo é começar em março a elaboração dos projetos de duplicação das duas
estradas, que vão formar um corredor rodoviário entre a ponte de Guaíra, na
região Oeste do Paraná, até a divisa com o estado de São Paulo.
Serão mais de 300 quilômetros de estradas duplicadas ou trechos em
terceira faixa, que beneficiarão 19 municípios, com destaque para Umuarama e
Maringá. “Com este corredor rodoviário, o Paraná melhora a ligação com São
Paulo e oferece mais segurança aos motoristas. Com a duplicação das rodovias
ficará mais rápido o escoamento dos produtos agrícolas e industrializados do
Paraná para o maior centro comercial do Brasil”, afirma o secretário de
Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A elaboração dos projetos é fundamental para mostrar quais melhorias
são necessárias ao longo das duas rodovias estaduais. Serão avaliados trechos
deverão ser duplicados e quais terão terceira faixa, além dos locais em que
serão construídos viadutos, pontes e passarelas.
A PR-323 possui 14 cruzamentos com outras rodovias. Já na
PR-317existem oito cruzamentos. Se necessário, o projeto poderá indicar a
construção de acessos especiais, como trincheiras e viadutos, para evitar
pontos de congestionamentos.
Outra preocupação é com relação aos cruzamentos com as rodovias
federais, cujos fluxos de veículos irão desembocar neste novo corredor
rodoviário. Uma delas é a BR-376, que traz o movimento da região de
Paranavaí, além de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, pela ponte dos Caiapós,
sobre o Rio Paraná. Outro cruzamento é com a BR-272, pela ponte de Guaíra,
que traz veículos que vêm do Mato Grosso e do Paraguai. Há também o fluxo da
BR-487 (Boiadeira), a qual o governo federal se propõe concluir.
O projeto tem prazo de conclusão de 12 meses e servirá para o governo
estadual ter uma noção de custo desta duplicação, já estimada em cerca de R$
700 milhões. O governo trabalha para obter recursos internacionais para estas
obras ou criar uma parceria público privada que invista na duplicação,
podendo tornar o trecho concessionado.
OBRAS – Enquanto elabora os projetos de duplicação, o Governo do
Estado está executando obras de melhorias ao longo da PR-323, para reduzir
pontos de congestionamentos e diminuir acidentes. Estão sendo investidos R$
41,2 milhões na duplicação de quatro quilômetros entre Maringá e Paiçandu, na
construção da trincheira no Trevo do Cedro e na construção de 50 quilômetros
de acostamento entre Umuarama e Iporã.
Na região de Maringá, as equipes trabalham na construção das
marginais, drenagem e terraplenagem. Alguns trechos já estão prontos para
receber asfalto definitivo nas marginais. Outra ação é a construção das
cabeceiras que vão receber os viadutos e trincheiras.
No trecho entre Iporã e Umuarama estão sendo implantados acostamentos
na estrada. A falta de áreas de escape colocava em risco o tráfego dos
veículos. Já foram pavimentados 10 dos 50 quilômetros previstos, dando mais
segurança aos motoristas.
Na mesma rodovia, com o cruzamento da PR-486, estão sendo feitas as
alças de acesso da nova trincheira do Trevo do Cedro, em Perobal. As equipes
contratadas estão realizando terraplenagem e também o aterro das cabeceiras
de trincheiras.
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Fonte.: Ag Est. de Notícias do Paraná
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