"Ninguém aguenta mais tanta multa", desabafa o empresário
Manoel Sousa Lima Jr., presidente do Setcesp (sindicato das transportadoras
de carga).
Ele afirma que os caminhões têm recebido tantas autuações que foi
criado um setor específico na entidade para os recursos.
Os advogados fazem uma triagem e descartam as multas com menos chances
de vitória, mas mesmo assim o volume sobrecarrega os funcionários. "É
coisa de 50, cem por dia", afirma.
Para o presidente, além do aperto na fiscalização, dois motivos
explicam o alto número de multas.
Primeiro, há motoristas de fora que ainda não conhecem todas as
restrições em vigor na cidade. Em segundo lugar, veículos incluídos nas
exceções às regras que, mesmo liberados pela CET, são multados.
"Eles multam e depois pedem para recorrer. Acho que falta um
sistema adequado para checar se o veículo está liberado."
VALORES
A arrecadação com multas de trânsito, de acordo com o que prevê o
Orçamento aprovado para 2013, será de R$ 925 milhões.
"O dinheiro deveria ser investido na redução de acidentes de
trânsito e no aumento da fiscalização, o que não acontece hoje", diz o
consultor Horário Figueira. Para ele, multas privilegiam a fluidez.
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Fonte.: Folha de S. Paulo
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