A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro
caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente.
O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de
360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao
segmento de transporte de automóveis (cegonha) tem a exibição de estreia na
15ª Exposição de Transportes, que será realizada até sábado (24), no Pavilhão
Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
“A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos,
serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de
caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho,
gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição
de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a
Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no
transporte rodoviário.”
Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6x2/4 inclui uma série
de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para
serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e
tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das
limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos
pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste
desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna
melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.
“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a
6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao
cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”,
explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o
eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6x2
convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração,
enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”
O lançamento da Scania sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm,
distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais
de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a
disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem. A suspensão dianteira
possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com
balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com
capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.
No completo pacote de opcionais estão disponíveis rádio,
ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o
motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução,
aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa
automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio
recebeu um software ainda mais inteligente.
O sistema escolhe a melhor marcha
a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do
comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e
ergonomia.
P 360, perfeitamente adequado ao transporte cegonheiro
O público e os clientes que prestigiarem a 15ª Exposição de
Transportes poderão conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A
especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4
está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência
máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de
transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.
“Desenvolvemos um profundo estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma
tendência de crescimento do tamanho dos veículos vendidos no Brasil e do peso
das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi criar uma solução
tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos
implementos já existentes.” A nova configuração propicia um aumento de 3,5
toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios, o que
garante maior estabilidade à composição.
Os membros do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, organizador do
evento, foram os primeiros a conhecer o veículo. “Com um eixo a mais, esse
caminhão facilita nosso trabalho. Ele foi feito sob medida para o
cegonheiro”, diz José Cavalcante da Silva, vice-presidente da entidade.
“A Scania inovou e desenvolveu um produto que atende ao nosso setor,
eliminando o problema de excesso de peso da balança. Na pista de testes, o
caminhão mostrou que é muito bom, principalmente o câmbio automatizado
Opticruise. Outro item de que gostei é o painel, que traz uma série de
informações para o motorista”, afirma Gilmar Donizete da Silva, diretor
executivo efetivo do sindicato.
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Fonte.: Segs
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