Desenvolvido pelo grupo Applus Idiada, o protótipo de caminhão
elétrico passou por um intenso período de testes, ao longo de 2010, e agora
pode se tornar o primeiro passo para o desenvolvimento da tecnologia no País.
Prestadora de serviços automotivos, a empresa espanhola trouxe o protótipo
para o Brasil em meados deste ano, em exposições e simpósios, e o modelo foi
oficialmente apresentado para autoridades da Secretaria de Transportes do
Estado do Rio de Janeiro em outubro.
Interessada em renovar sua frota, a secretaria está na fase inicial de
negociações com o grupo espanhol, e pode tornar o estado o primeiro a
investir na tecnologia elétrica em caminhões. A partir de um modelo movido a
gasolina, a Applus Idiada desenvolveu e testou um caminhão elétrico,
adaptando baterias no antigo conjunto elétrico e transformando a parte
eletrônica central do motor.
"Desenvolvemos uma tecnologia em linguagem aberta, que pode ser
utilizada por qualquer cliente que tiver interesse em executar o projeto. Na
pista de testes da empresa, testamos a autonomia, a estabilidade e a
capacidade de carga do protótipo, que foi validado pelo mercado
europeu", afirma o engenheiro Julian Modro, analista comercial da
empresa no Brasil.
Com velocidade máxima limitada a 80 quilômetros horários e autonomia
de 110 quilômetros, o protótipo de caminhão elétrico precisa de quatro a seis
horas para ser recarregado e utiliza um sistema de câmbio redutor similar ao
dos veículos automáticos.
Segundo Modro, após feita a apresentação inicial na secretaria
fluminense, as conversas deverão avançar até a finalização de um acordo
efetivo entre o órgão e o grupo espanhol, mas sem previsão de valores e
comercialização dos futuros caminhões elétricos. "A Idiada se
posicionaria como fornecedora de tecnologia e para dar suporte no
desenvolvimento dos modelos. No entanto, as conversas estão na fase inicial e
colocar tudo em prática leva tempo", destaca.
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Fonte.: Terra
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