Instalado desde a última quarta-feira (14), um novo equipamento de
radar fixo deve começar a funcionar no sentido capital interior da Rodovia
Washington Luís, em São Carlos (SP), em até 45 dias. A previsão é do
Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). A velocidade máxima permitida no
trecho é de 90 km/h.
Segundo o órgão, o radar foi remanejado do km 231, no trevo do bairro
Maria Estela Fagá, para o km 235, próximo ao trevo que dá acesso ao Hospital
Escola. A mudança atende a um pedido Polícia Militar Rodoviária devido ao
abuso dos limites de velocidade, principalmente de caminhões, naquele trecho
da pista.
A Concessionária Triângulo do Sol, que administra a rodovia, informou
que a instalação do novo equipamento está concluída e que o aparelho já foi
aferido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) e
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O DER informou que a Triângulo do Sol informará aos motoristas o
início da operação do radar. A concessionária, entretanto, reforça que a ela
cabe apenas a instalação e manutenção do aparelho. De acordo com a assessoria
de imprensa, as demais ações são de competência do DER.
Quanto ao alerta aos motoristas sobre o radar, o DER esclarece que,
‘segundo resolução atual do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não e
mais necessária a presença de placas indicativas, apenas a de regulamentação
de velocidade’. Ao lado direito da pista em frente ao novo aparelho há uma
placa com a indicação de 90 km/h.
Lei
Em dezembro de 2011, o Contran oficializou uma resolução que revogou a
exigência de placas para alerta aos radares nas estradas. Entretanto, a
medida definiu que os equipamentos não poderiam operar de maneira escondida.
A Resolução 396 determina que os aparelhos têm de estar visíveis para os
condutores nas estradas e rodovias.
Motoristas que viajam pela rodovia na região reclamam, porém, do
posicionamento dos radares móveis, muitas vezes instalados entre as defensas
de metal e atrás da mureta de concreto. Para a Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB), a ação é irregular.
Abusos
Levantamento da Polícia Rodoviária revela que mesmo antes de terminar
o ano, o número de multas por excesso de velocidade dobrou na região em
relação a 2011. Até agosto último foram registrados 35.624 flagrantes, contra
17.724 no ano passado inteiro.
“Mesmo conscientes da velocidade, os motoristas acabam abusando e
ultrapassam o limite permitido. E é por isso que nós intensificamos a
fiscalização através de radares portáteis”, justificou o capitão da Polícia
Rodoviária César Cardeal.
Segundo a polícia, atualmente, o maior índice de acidentes se
concentra na região do trecho urbano da rodovia em São Carlos. São sete
quilômetros de pista, cada vez mais utilizados pelos moradores como percurso
do dia a dia. Para a polícia, a SP-310 está em boas condições e o que tem
provocado muitos acidentes é o excesso de veículos rodando por ela.
Avaliação nacional
No mês passado, a Washington Luís subiu uma posição no ranking da
Confederação Nacional do Transporte (CNT), que elenca as melhores estradas do
Brasil. O trecho que fica entre São Carlos (SP) e Araraquara (SP) subiu do 7º
para o 6º lugar.
A rodovia já foi uma das mais violentas do país, mas a duplicação da
pista minimizou os problemas.
Entretanto, ainda há alguns riscos. O trecho
entre as duas cidades considerado mais perigoso pelo especialista de trânsito
da USP, José Felex, é a curva conhecida como “Chibarro”, principalmente em
dias de chuva.
“Esse trecho é assim por acumular muito óleo dos caminhões e
apresentar borracha de pneu por conta das freadas”, explicou o especialista.
Para o pesquisador, já é hora de rever o traçado da pista. “Precisamos pensar
em corrigir a geometria das curvas do Chibarro”, acrescentou.
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Fonte.: G1
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