segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Novo viaduto de Praia Grande tem trânsito liberado nesta sexta-feira


Uma boa notícia para quem trafega pela Avenida Ayrton Senna da Silva, na entrada de Praia Grande: nesta sexta-feira, às 17 horas, será liberado o trânsito no viaduto construído em frente ao Litoral Plaza Shopping. A entrega do equipamento ocorre cinco meses e 20 dias após o início dos trabalhos de remodelação do acesso à Cidade.

A intervenção visa desafogar o trânsito nessa área. As obras, agora, serão concentradas nas laterais do viaduto. E deverão estar finalizadas até meados de outubro. Para quem sai de Praia Grande, haverá três faixas de rolamento no viaduto; para quem chega, duas. Por enquanto, conforme o secretário municipal de Obras, Luiz Fernando Lopes, serão mantidos os dois semáforos que funcionam logo na saída do Litoral Plaza – para travessia de pedestres – e na altura do Auto Shopping – para retorno dos veículos.

Semáforos

Após a conclusão dos trabalhos nas pistas laterais do viaduto, quem chegar a Praia Grande não terá semáforo; e quem estiver indo em direção a São Vicente terá apenas de parar na saída do Japuí, para dar passagem aos veículos que vêm daquele bairro ou da Ponte Pênsil e pegam a Avenida Ayrton Senna, no final da Rodovia dos Imigrantes.

“Vamos liberar provisoriamente o acesso por cima do viaduto”, explica o secretário de Obras.“Digo provisoriamente porque fizemos a primeira capa de asfalto, chamada de binder, e, agora, vamos colocar o trânsito em cima até o final da obra toda. Depois disso, faremos a última camada (de asfalto no viaduto) e a sinalização definitiva.”

Já o asfalto feito na área onde foram colocadas as defensas é definitivo, segundo Lopes. “Estamos tentando fazer essa massa de asfalto até o máximo possível de distância, antes de liberar o viaduto, mas vamos continuar sábado e segunda, até pavimentar todo aquele trecho. Aí já vamos liberar”, destaca o secretário.

Orientação

Apesar da liberação do viaduto, como as obras irão prosseguir nas laterais do equipamento, a orientação para quem pode evitar esse trecho é para que continue utilizando as rotas alternativas que funcionaram nos últimos cinco meses.

Para quem mora do Bairro Tupi em diante, sentido Mongaguá, a recomendação é de que utilize a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, tanto para ir a São Paulo como a Santos. O mesmo vale para turistas e quem está em Santos ou São Vicente – o acesso pode ser feito pela Linha Amarela.

“E também evitar de ficar olhando para a obra do lado, porque acaba se distraindo e diminuindo a velocidade”, aconselha Lopes. “E fica refém do trânsito do mesmo jeito. É natural até que as pessoas fiquem olhando, mas é que acaba diminuindo a velocidade.”

De acordo com o secretário de Obras, será solicitado à Secretaria de Trânsito uma contagem do número de veículos que trafegam na avenida. “Percebemos que é muito grande o fluxo de veículos ali, realmente. Acho que as pessoas não tinham noção de tantos carros que chegam.” “Nós falávamos que íamos fazer esse viaduto e as pessoas nos criticavam, dizendo que não precisava.”

Comerciantes

Estabelecimentos comerciais que ficam na entrada de Praia Grande têm sido afetados pela construção do viaduto. Enquanto funcionários penam para chegar ao trabalho, clientes às vezes, deixam de ir a esses locais, justamente para evitar o trânsito. Embora prejudicados, os comerciantes entendem a importância da obra. E sabem que terão de aguardar para sentir os resultados.

“Foi bem complicado esse período”, diz o auxiliar de escritório Cláudio Ferreira, que trabalha na Santos Piscinas Ltda. “Principalmente nos horários de pico, ficou ruim o acesso para chegarmos à loja e o movimento acabou caindo muito. As pessoas começaram a evitar. Até terminar por completo, vai nos afetar.”

Thiago Marta, gerente de outro estabelecimento comercial do lado direito de quem chega à Cidade, ressalta a necessidade de outra obra. “Sem a complementação da construção dos viadutos em São Vicente, no trecho com semáforos, não vai resolver (o trânsito)”, afirma Thiago Marta. “Agora, aqui, já vai melhorar bastante com a liberação do viaduto, mesmo que ainda continuem as obras nas laterais.”

Fonte: A Tribuna