Há quatro
anos o SETCESP vem reivindicando a liberação do Veículo Urbano de Carga,
popularmente conhecido como VUC, das restrições impostas ao mesmo em 2008.
Este
veículo tem 6,30 metros de comprimento e 2,20 metros de largura, e foi criado
nos anos de 1990 para facilitar as entregas nos centro de São Paulo, que possui
ruas estreitas e o VUC tem fácil manobrabilidade.
Entretanto,
em 2008 o mesmo foi proibido de rodar na Zona Máxima de Restrição à Circulação
- ZMRC, que tem uma área que atinge todo o centro de São Paulo num raio de 100
quilometros quadrados.
Depois de
exaustiva negociação entre o SETCESP e a Prefetura paulistana, o mesmo foi
liberado para rodar em dia par, com veículos de placa par, e dia impar com
veículos de placa impar. O que amenizou o problema, mas ainda trazia muita
insatisfação ao setor de transporte.
Continuamos
lutando pela liberação total do VUC na ZMRC, e avançamos para uma liberação parcial
das 10 às 16 horas, que ainda continuava insuficiente.
Continuando
perseverando nas negociação com o Poder Público Municipal, o SETCESP conseguiu
a liberação total do VUC no dia de hoje, através do Decreto nº 53.149/12,
publicado no Diário Oficial do Município.
Sabemos
que muito ainda tem que ser feito no que tange à restrição aos veículos de
cargas, principalmente nas Marginais Tietê e Pinheiros, e a liberação do VUC
não foi nenhuma conquista, mas uma reposição das coisas nos seus devidos
lugares, comenta Francisco Pelucio, Presidente do SETCESP.
Por fim,
destacamos que o rodízio municipal deve continuar a ser respeitado e que o VUC
tem que estar cadastrado na Secretária Municipal de Transportes.
Fonte: Imprensa Setcesp