A partir
desta semana, os caminhões que transportam produtos entre Rio Branco e Cruzeiro
do Sul, através da BR-364, terão novo limite de peso, que varia entre seis e 12
toneladas de carga.
Foi
cancelada a restrição de sete toneladas de peso bruto total, que vigorou
durante o inverno para que a rodovia fosse preservada em seus trechos com
pavimentos provisórios e garantisse a trafegabilidade durante o período de
chuvas.
Com os
primeiros sinais do verão, a estrada volta ao ritmo intenso de obras e o limite
foi ampliado. Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre
(Deracre), Marcus Alexandre, mesmo com a restrição de carga, os pesos
permitidos este ano são superiores aos que eram permitidos nos verões
anteriores, graças ao avanço da obra.
A BR-364
nunca esteve tão perto de ser concluída e sua inauguração está marcada para
este ano. Até lá, os transportadores terão que observar o limite de carga no
trecho entre Manuel Urbano e Feijó, que recebeu um tratamento provisório para
garantir o tráfego no inverno e ainda é a parte da obra que exige maior
atenção. Marcus Alexandre ressalta que para os demais trechos da estrada os
limites de peso seguem o estabelecido pelas leis nacionais.
“Vale
lembrar que, mesmo com essa restrição, que chega a 12 toneladas de peso líquido
para caminhões de três eixos, ainda é um volume maior que o permitido em todos
os outros verões”, acrescentou.
O
governador Tião Viana explicou que a única exceção é aberta para os caminhões
que transportam combustíveis, por uma questão de segurança, que os obriga a
trafegar sempre com a carga máxima. “Eu peço a compreensão da sociedade, da
Associação Comercial e dos transportadores. Nunca estivemos tão perto, mas precisamos
fazer esse sacrifício para garantir que a BR-364 possa ser concluída ainda este
ano.
Não podemos sacrificar a estrada”, disse.
As obras
começam mais cedo este ano. Em geral, o período em que as máquinas conseguiam
trabalhar era a partir de junho. Todos os insumos necessários já estão ao longo
da rodovia para serem trabalhados.
Serão investidos R$ 132 milhões.
Quem não
obedecer aos limites de carga não vai seguir viagem. Ao longo da estrada
existem vários postos de fiscalização e balanças.
O
presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Vinicius Alencar de
Souza, disse que a medida melhora o transporte para os comerciantes e que o
maior limite de carga vai baixar o preço do frete, que será refletido no valor
final para o consumidor.
Confira
os limites permitidos:
Caminhões
¾ - 6 toneladas de carga
Caminhões
dois eixos - 8 toneladas
Caminhões
três eixos - 12 toneladas
Fonte: Notícias do Acre