segunda-feira, 14 de maio de 2012

Serviços logísticos crescem 5% ao ano no Brasil


Os serviços logísticos, batizados com a sigla PSL, vêm crescendo na ordem de 5% ao ano Brasil, segundo a professora Monica Luna, do Departamento de Engenharia da Produção da UFSC. De 2006 a 2010 o número de trabalhadores no segmento no país elevou-se 43,2%, de 838 mil para 1,2 milhão. Somente no setor de transporte rodoviário, no município de Itajaí, o número de profissionais contratados aumentou de 2,2 mil para 3,2 mil (52,9%). Mônica Luna fará uma análise das cadeias produtivas catarinenses durante o Workshop Internacional SENAI de Logística, que o Sistema FIESC promove no dia 16, em Balneário Camboriú.

A professora observa que além do crescimento, os prestadores de serviços logísticos apresentam uma considerável melhoria de qualidade. "As empresas estão diversificando e agregando valor aos serviços", diz. Ela lembra, por exemplo, que os armazéns não realizam apenas o armazenamento dos produtos, mas oferecem serviços adicionais, como o monitoramento de cargas. Segundo ela, essa é uma forma de manter e ampliar a receita, pois as indústrias buscam formas de reduzir o tempo de parada das cargas. "Qualquer ruptura no fluxo é custo", salienta.

No workshop do SENAI, Mônica também apresentará o modelo do Plano Estadual de Logística e Transporte, de cuja elaboração participa na UFSC, sob encomenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O estudo, que será concluído no final do ano, apontará os fluxos de cargas das dez principais cadeias produtivas de Santa Catarina e os principais gargalos na infraestrutura. O plano poderá ser utilizado como base para o planejamento da ampliação e melhorias da infraestrutura de transportes de Santa Catarina.

Direcionado a executivos e gestores de logística das empresas, o evento será realizado no Infinity Blue Resort & Spa (av. Rui Barbosa, 1000, Praia dos Amores, em Balneário Camboriú) das 14 às 20 horas do dia 16 de maio. Outras informações estão no site www.sc.senai.br ou no telefone 0800 48 1212.

Fonte: NetMarinha