Com 2.400 quilômetros de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas
(ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do
Sul, Paraná e Paraguai (ao sul), o sistema hidroviário Tietê-Paraná liga
cinco dos maiores estados produtores de soja do país e é considerada a
Hidrovia do Mercosul.
No trecho paulista são 800 quilômetros de vias navegáveis, dez
eclusas, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais
de cargas. A hidrovia é administrada pelo Departamento Hidroviário - DH,
órgão ligado a Secretaria de Logística e Transportes, e se transformou em uma
alternativa econômica para o transporte de cargas, além de impulsionar o
desenvolvimento regional de cidades como Barra Bonita e Pederneiras.
Em setembro de 2011, um Protocolo de Intenções para investimentos em
obras na hidrovia Tietê-Paraná foi assinado pelo Governo do Estado e a União.
Os investimentos beneficiarão a economia brasileira e a agroindústria. Serão
liberados mais de R$ 1,5 bilhão para melhorias. Deste total, R$ 600 milhões
são advindos do governo estadual.
Serão realizadas obras de eliminação de gargalos, como ampliação e
proteção de vãos de pontes, que permitirão a passagem de comboios com quatro
chatas sem a necessidade de desmembramento, extensão da navegação nos rios
Tietê e Piracicaba e desassoreamento e ampliação de canais de navegação.
Estão previstas ainda a construção da barragem Santa Maria da Serra,
que ampliará a navegação em 55 km até o distrito de Ártemis, em Piracicaba,
além da extensão de 200 km entre Anhembi até Salto.
Neste trecho está
prevista ainda a construção de barragem no município de Anhembi, que
possibilitará a passagem das embarcações, principalmente no período de
estiagem, até Conchas.
Com a conclusão das obras será possível atrair de cerca de 11,5
milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa mais do que
o dobro da movimentação atual - em 2012, a Hidrovia movimentou 6,181 milhões
de toneladas. Entre as obras concluídas estão a implantação da proteção dos
pilares da ponte da rodovia SP-255 em Barra Bonita e a implosão dos vãos da
ponte da SP-333.
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Fonte.: SP Notícias
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