As rodovias BR-262 e BR-267 podem não ter mais cobrança de pedágio e,
somente na BR-163, motoristas terão de pagar taxa para transitar, conforme
reportagem na edição de sexta-feira (09) do jornal Correio do Estado.
A quantidade de praças de pedágio deve cair de 16 para 9, mas a tarifa
pode doer mais no bolso do usuário, com custo de até R$ 8,80. A proposta da
Agência Nacional de Transportes Terresres (ANTT) de não mais conceder as duas
vias à iniciativa privada será discutida em audiência pública na manhã de
hoje, no Hotel Jandaia, em Campo Grande.
A ideia inicial era de entregar as três principais rodovias de Mato
Grosso do Sul, total de 1.423 quilômetros, para serem administradas por empresas
privadas. Seriam “privatizadas” a BR-163 por inteiro e a BR-262 e BR-267
passariam a ter pedágio entre o cruzamento de ambas com a BR-163 e divisa com
São Paulo. Pelo estudo de viabilidade da concessão, elaborado pela própria
ANTT, a concessionária das vias poderia cobrar até R$ 7,90 em 16 praças de
pedágio.
Com exclusão de duas rodovias do projeto, o pedágio poderá ser
explorado em nove pontos da BR-163. A taxa vai custar de R$ 5,70 a R$ 8,80. O
valor máximo pode ser menor, já que a concessão é dada por meio de leilão e
vence a empresa ou consórcio que oferecer os menores valores de cobrança do
pedágio.
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Fonte.: Correio do Estado
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