O governo promete investir R$ 146 milhões, nos próximos meses, para
instalar uma espécie de "GPS dos mares" em cinco grandes portos do
país. A implantação do sistema de gestão do tráfego de embarcações, conhecido
pela sigla em inglês VTMS, começará por três portos: Santos, Rio de Janeiro e
Vitória. Depois, serão contemplados Itaguaí e o complexo Salvador-Aratu,
segundo o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino. "Os
primeiros editais saem em maio", disse.
O VTMS é um conjunto de ferramentas que auxilia no monitoramento e
organização do tráfego aquaviário, por meio de sensores remotos. Dá mais
segurança às embarcações nos portos e zonas costeiras, possibilitando aos
controladores verificar, em tempo real, a posição e a velocidade dos navios. Com
isso, o sistema torna-se importante instrumento de prevenção de acidentes,
além de facilitar os procedimentos de atracação.
Em megaportos da Europa, como o de Roterdã (Holanda), o VTMS foi
instalado duas décadas atrás. A expectativa do governo é que o tempo médio de
espera por atracação caia de seis para aproximadamente duas horas.
A aquisição e implantação do sistema faz parte de um conjunto de
medidas que o governo está tomando, paralelamente à tramitação da MP de
reforma dos portos. Segundo Cristino, essas medidas permitirão ampliar a
capacidade de movimentação do sistema em 25%, apenas com melhorias de gestão
e redução da burocracia, mesmo sem novos terminais. Hoje, os portos
brasileiros têm capacidade instalada para 370 milhões de toneladas.
O pacote inclui a abertura, em tempo integral, de órgãos públicos,
como Receita Federal e Vigilância Sanitária, nos terminais portuários. Esse
projeto é chamado de Porto 24 Horas. Santos, Rio de Janeiro e Vitória entram
no esquema hoje, em caráter permanente. A partir de 6 de maio, o mesmo
ocorrerá em outros cinco portos: Rio Grande, Paranaguá, Itajaí, Suape e
Fortaleza. Mais terminais podem entrar na lista. "Isso complementa o
nosso programa de inteligência logística", disse Cristino.
Na semana passada, o relator da MP 595, senador Eduardo Braga
(PMDB-AM), incluiu a exigência de funcionamento 24 horas dos portos no
parecer apresentado à comissão mista responsável pela análise da medida
provisória. Segundo o ministro, a decisão do governo de abrir logo os portos em
tempo integral não tem relação com o relatório de Braga e foi tomada pela
Conaportos, a comissão nacional de autoridades portuárias criada no fim do
ano passado.
Os órgãos públicos que prestam serviços nos terminais vão funcionar e
em fins de semana e feriados. Até agora, o pessoal vinha trabalhando apenas
em dias úteis, em horário comercial. Se um navio atracasse às 18h01 de
sexta-feira, teria que esperar até segunda de manhã para descarregar. Tudo
isso coloca o Brasil na 106ª posição entre 118 países de um ranking de
eficiência portuária do Banco Mundial.
Outro projeto, em fase final de implantação nos 34 portos organizados
do país, é o Porto Sem Papel. Está sendo eliminado o trâmite de 112
documentos, em diversas vias, preenchidos em duplicidade nos órgãos públicos,
incluindo a autoridade portuária.
Evitando comentar em detalhes o relatório de Braga sobre a MP 595,
Cristino fez um apelo pela aprovação na comissão. "A aprovação do
relatório é muito importante para que os portos tenham eficiência para movimentar
quantidade maior de cargas a um custo menor", disse.
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Fonte.: Valor Econômico
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