O crescimento da frota de veículos pelas ruas e avenidas de Umuarama,
atribuído ao desenvolvimento da economia registrado nos últimos anos, tem
levado a Diretoria de Trânsito (Umutrans) a realizar estudos constantes para
desafogar o tráfego no centro da cidade. Os breves congestionamentos, que
antes eram restritos aos horários de pico, atualmente são notados várias
vezes ao longo do dia. Uma das saídas apontadas é a restrição ao tráfego de
caminhões no centro da cidade.
O número expressivo de veículos pesados circulando pelo centro,
durante o horário comercial, é visto como uma das causas do problema. “Além
ocuparem muito espaço ao estacionar, os caminhões também tomam boa parte da
pista durante a circulação – prejudicando o fluxo de veículos –, e assim
tornam o trânsito mais lento”, explicou o chefe da Umutrans, Elizeu Vital
Silva. De acordo com estatísticas do Detran (Departamento de Trânsito do
Estado), em dezembro do ano passado Umuarama contava com 64.605 veículos
registrados, sendo 33.141 automóveis de passeio, 5.120 caminhões, caminhão
trator e camionetas, 4.945 caminhonetes e cerca de 18 mil motos e motonetas,
entre outros veículos. Ônibus e microônibus somavam 306, além de mais de
2.500 reboques (carretas) e semi-reboques.
Além dos caminhões emplacados na cidade, Umuarama também recebe um
grande fluxo de veículos de outros centros, que abastecem lojas,
supermercados e outras atividades do comércio. “O estudo que realizamos visa
restringir o tráfego de veículos pesados nas principais vias do centro, para
que os carros de passeio e as motos – que são a grande maioria – possam
circular sem impedimentos”, explicou Vital.
O estudo vai redefinir horários de tráfego liberado para cargas e
descargas de mercadorias, bem como determinar as dimensões e tipos de
veículos que poderão circular pelas vias do centro. “O objetivo é evitar
problemas para o tráfego. O movimento é muito intenso e a tendência é
aumentar ainda mais, nos próximos anos, visto que a frota de veículos vem
crescendo em média 7% ao ano em todo o Estado”, lembrou o chefe da Umutrans.
Quando os levantamentos estiverem concluídos e as alternativas
delineadas, o Executivo deve propor um projeto de lei e enviar para a
apreciação dos vereadores, na Câmara Municipal. “Essas mudanças precisam ser
embasadas em lei para que possam ser implementadas e surtir o efeito que
esperamos, favorecendo a mobilidade pelas ruas de Umuarama”, concluiu Vital.
ESTADO
A frota paranaense alcançou a marca de 5.797.871 veículos em 2012. Em
comparação com o índice registrado no ano anterior, o número de carros,
ônibus, motos e caminhões teve aumento de 6,8%, e equivale a mais da metade
de população do Estado que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), é de 10,4 milhões de pessoas.
Ainda assim, a alta entre os anos de 2011 e 1012 foi menor que a
registrada entre 2010 e 2011, de 7,63%, quando a frota saltou de 5 milhões de
veículos para cerca de 5,4 milhões.
Curitiba se manteve com o maior número de veículos entre as cidades
paranaenses, com frota de 1,3 milhão de carros em 2012. A Capital tem sete
veículos para cada grupo de dez habitantes. Londrina somou 325 mil carros.
Maringá conta com 271.308 veículos, seguida por Cascavel (180 mil), Ponta
Grossa (160,5 mil) e Foz do Iguaçu (137, mil).
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Fonte.: Umuarama Ilustrado
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