A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estabeleceu ontem
(24), através da Resolução DP nº 47/2013, a obrigatoriedade de todos os
terminais do Porto de Santos de interligarem “on line” seus sistemas
logísticos ao sistema de gestão de tráfego de caminhões (SGTC) da Autoridade
Portuária.
A obrigatoriedade se estende aos terminais para importação ou
exportação, movimentação de granéis sólidos, líquidos, carga geral,
contêineres e veículos. Esses critérios se aplicam, também, aos terminais
portuários privativos situados no Porto Organizado. Os terminais portuários
serão responsáveis por informar seus clientes e fornecedores da
obrigatoriedade do cumprimento da referida resolução.
Os terminais portuários que se utilizarem dos pátios reguladores
deverão considerar o agendamento, desde a origem, para entrada naqueles
pátios e os veículos somente poderão se dirigir ao respectivo terminal
portuário quando existirem vagas no estacionamento rotativo a ele designado.
Escoamento da safra
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu, na manhã de ontem,
o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade,
para alinhar as ações de curto, médio e longo prazos que estão sendo adotadas
pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi
assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho para acompanhar e
dar celeridade as ações previstas.
O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de
superprodução agrícola e suas perspectivas; identificar e levantar estudos
para definir melhores práticas utilizadas no País e no exterior para
identificar os gargalos a serem solucionados; monitorar a movimentação de
grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada
na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as
potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.
De acordo com dados do MAPA, em 2011/2012 o País produziu 166 milhões
de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de
toneladas em 2013. “Por isso, a importância do desenvolvimento de ações
conjuntas entre portos, transportes e agricultura” disse o ministro dos
Portos.
Cristino apresentou ainda algumas das medidas que estão sendo adotadas
em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande.
Entre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos
corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao
transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.
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Fonte.: Diário do Litoral
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