A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério do
Planejamento, liberou, um terreno com cerca de 250 mil metros quadrados para
a construção de um pátio de caminhões na Alemoa, em Santos.
A utilização da gleba havia sido pedida pela Codesp dias antes, como
parte de sua estratégia para reduzir os congestionamentos nas estradas da
região – causados pelo excesso de veículos usados no escoamento da safra
agrícola aos terminais portuários e, também, pela falta de controle em sua
chegada ao complexo marítimo.
Até a próxima segunda-feira, o espaço será cedido oficialmente à
Docas, que poderá iniciar, a partir da data, a implantação do projeto,
proposto há mais de três anos. A instalação ajudará na redução dos
congestionamentos e no ordenamento do tráfego na Margem Direita (Santos) do
Porto.
A medida foi anunciada com exclusividade para A Tribuna pela chefe da
SPU, a ex-vereadora santista Cassandra Maroni Nunes. Em entrevista por
telefone, ela afirmou que, “diante da gravidade da situação, autorizamos uma
cessão provisória em caráter de urgência para a Codesp começar a tocar a
obra”. Ela está em viagem de trabalho em Aracaju (SE) e só deve retornar a
Brasília hoje à noite, quando efetuará o despacho do documento, liberando o
uso do terreno pela Docas.
“A propriedade permaneceu sob análise da secretaria, pois pertencia à
linha férrea. Depois que houve a privatização, a legislação ficou mais
complexa. Por isso a dificuldade”,explicou. Desde 2010, a Codesp planeja
utilizar a área, que tem o tamanho de quase 62 campos de futebol. Em junho
daquele ano, a antiga Rede Ferroviária Federal S.A. destinou o espaço à
Autoridade Portuária. Entraves judiciais impediram o início dos trabalhos
naquela ocasião.
Ainda sem definir se o espaço ficará sob os cuidados da iniciativa
privada, por meio de um possível arrendamento, a estatal emitiu uma nota na
noite de ontem garantindo a finalidade do novo pátio. “É o único com essa
dimensão disponível no entorno da Margem Direita do Porto de Santos para
implantar um estacionamento de caminhões”, informou. Atualmente, há dois
pátios reguladores à disposição dos caminhoneiros e dos terminais portuários,
ambos em Cubatão.
O Ecopátio, com 443 mil metros quadrados, tem capacidade para receber
1.500 veículos parados (mas até o triplo, se houver rotatividade). O
Rodopark, com 50 mil metros quadrados, tem 400 vagas de estacionamento. Até o
fechamento dessa edição, a Codesp, por meio da assessoria de imprensa, não
soube informar a provável capacidade de armazenagem do novo espaço. Mas
relatou que aguarda a liberação oficial do terreno para definir quando
ocorrerá o início das obras no local e a gleba passará a ser usada para
receber veículos comerciais.
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Fonte.: A Tribuna
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