A expansão das venda de milho para o exterior fez o transporte de
caminhões aumentar seu movimento de carga em 51,5% no porto de Santos, o que
ajuda a explicar os congestionamentos na região.
Ao mesmo tempo, a ferrovia diminuiu sua movimentação de carga em
fevereiro, perdendo participação no transporte para o porto que é o maior
complexo para a importação e a exportação do país, segundo levantamento da
Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
Demanda em alta exigirá 106 novos portos no Brasil até 2031
O transporte rodoviário --mais caro e poluente-- movimentou 1,58
milhão de toneladas em fevereiro, 51,5% mais que em igual período do ano
passado.
O aumento da circulação de caminhões na Baixada Santista tem provocado
constantes congestionamentos na rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga via
Piaçaguera-Guarujá. Ontem, por exemplo, a fila na estrada chegou a 19 km de
extensão.
A perda de participação do transporte ferroviário ajuda a explicar a
expansão do rodoviário. Os dois sistemas de transporte por trens em Santos
--formados pela ALL (América Latina Logística) e a MRS Logística--
movimentaram 1,4 milhão de toneladas em fevereiro, 6,8% menos que no mesmo
mês de 2012.
O presidente da Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais),
Sérgio Mendes, disse que a ALL não tem cumprido os volumes contratuais
acordados com alguns exportadores.
Ele não mencionou quais as empresas não estão conseguindo embarcar os
volumes contratados.
Novidade no agronegócio brasileiro, o aumento da exportação de milho
também influenciou o maior fluxo de caminhões, segundo a Anec.
A Anec diz que metade das 3 milhões de toneladas de milho exportadas
pelo Brasil entre janeiro e fevereiro foi carregada em Santos, sendo que 40%
vieram de caminhão. Isso representa cerca de 15,4 mil caminhões a mais
circulando na região entre janeiro e fevereiro, início do escoamento da safra
de grãos.
A solução pode ser o terceiro estacionamento de caminhões na região da
Baixada Santista. Uma área de 250 mil metros quadrados da ex-Rede Ferroviária
Federal será cedida à Codesp para a construção de um pátio para caminhões. O
projeto terá ainda de ser licenciado.
OUTRO LADO
A ALL negou que descumpra acordos contratuais assinados com
exportadores. A operadora disse ainda que movimentou 1,47 milhão de toneladas
em fevereiro, mesmo volume registrado no mesmo mês de 2012.
A empresa afirma também que ajudou a elevar de 22% para 23% a
participação da ferrovia na movimentação de carga em Santos de 2011 para o
ano passado.
Procurada, a MRS Logística não se pronunciou sobre os dados da Codesp.
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Fonte.: Circuito MT
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