A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces)
antecipou a data da manifestação na BR-163. Antes prevista para o dia 14 de
março, o protesto foi confirmado na terça-feira (26) para o dia 7, a
partir das 14 horas, em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum.
Em Sorriso, segundo a presidente da entidade, Neiva Dalla Valle, a
concentração na rodovia acontecerá na altura da empresa Fiagril. O bloqueio
tem duração prevista para uma hora e contará com a participação de
empresários, produtores rurais, prefeitos e vereadores de, ao menos, 15
municípios da região, além de deputados federais e estaduais.
Na terça-feira, vereadores e empresários de Lucas do Rio Verde decidiram
também bloquear a BR-163 no trecho que corta o município. “É a nossa única
via de escoamento de produção, e está cheia de buracos. A situação é caótica
e pessoas estão morrendo na rodovia”, critica o presidente da Câmara de
Lucas, Airton Callai.
Diariamente, trafegam no trajeto do médio-norte e norte da BR-163
cerca de três caminhões transportando, principalmente, milho e soja até as
ferrovias e aos portos brasileiros. Além de acidente e mortos, a precariedade
da rodovia também encarece o frete, que em 2013 subiu 11%.
Três acidentes por dia
A rodovia de trânsito pesado e constante é também a que fere e mata em
grandes proporções. Neiva Dalla Valle informa ao Hojenews que em 2012 foram
registrados na BR-163 um total de 1.247 acidentes, com um saldo 300 mortes e
550 feridos graves. “Uma média absurda de 3,4 acidentes diários, quase um
morte por dia”, lamenta a empresária para o site HojeNews. “Com essa parada
pela vida, queremos evitar que esses números se repitam em 2013”.
O objetivo é pressionar os governos estadual e federal realizar obras
de recuperação e de duplicação da BR-163. "Chega de tapa buraco. Chega
de descaso. Quantas vidas serão ceifadas para que se haja providência?”,
questiona a empresária.
“Não estamos pedindo, mas exigindo soluções definitivas. Somos
cidadãos e representantes da sociedade. O Nortão é composto por municípios
fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso e para o crescimento do
PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil", enfatiza Dalla Valle.
Privatização
Somente no trecho da BR-163 a partir do Posto Gil até os limites com o
Pará concentram-se 50% da produção de grãos de Mato Grosso. A intenção do
governo federal é privatizar a rodovia no trecho de 821 quilômetros entre
Sinop e a divisa Mato Grosso do Sul. A concessão de 25 anos para a iniciativa
privada, com cobrança de pedágio, pode acontecer ainda em 2013.
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Fonte.: Expresso MT
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