A
prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que, a partir da próxima segunda-feira,
está proibida a circulação de caminhões no Elevado do Joá, principal via de
ligação da zona sul à Barra da Tijuca. A medida ocorre depois de a
Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (Coope/UFRJ) divulgar um estudo que apontou falhas
estruturais de degradação no elevado, inaugurado em 1971.
A
proibição aos caminhões vale por um ano. A prefeitura também vai diminuir o
limite de velocidade no Elevado de 80 km/h para 60 km/h, mas descarta
intervenções mais drásticas defendidas pela Coope – como a interrupção do
tráfego em um dos níveis e a implantação de via reversível no outro para
obras de recuperação estrutural.
Existe
a previsão de uma obra de R$ 7 milhões no local em 2013. Segundo a
prefeitura, serão instaladas 64 vigas metálicas em cada tabuleiro da via. A
reforma começa no nível inferior, sentido São Conrado, e termina no nível
superior, sentido Barra. Deve se prolongar até o final do ano.
Na
semana passada, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) descartou interrupções no
trânsito no elevado para as obras de restauração. "Se o estudo indicasse
que, se eu não fechasse o Joá, haveria um acidente amanhã, não pensaria duas
vezes. Mas o problema é que hoje não há uma alternativa viável ao Joá",
justificou ele.
"As
obras da linha 4 do metrô só terminam em 2016. Além disso, em 2013 vamos
licitar as obras para duplicar as pistas do Joá no sentido Barra-zona sul, e
essas intervenções ficarão prontas até as Olimpíadas de 2016. Aí sim: com
metrô para atender à demanda da Barra-zona sul e novas pistas no Joá, meu
sucessor terá como decidir a melhor solução para a via", afirmou o
prefeito.
Segundo
o estudo da Coppe, não há como precisar quanto tempo o elevado pode ser
mantido aberto sem acidentes. Os engenheiros acreditam que apenas os pilares
de sustentação são confiáveis, mas a estrutura está degradada. O problema
maior, afirmam, é a falta de um programa de manutenção permanente desde que a
via ficou pronta, há mais de 40 anos.
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Fonte.:
Terra
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