Pelo terceiro ano consecutivo, desde que começou a ser obrigatória
para toda a frota de São Paulo, a inspeção veicular deve fechar o ano sem
atender ao número de veículos que tinha como alvo.
Até novembro, 2,7 milhões de veículos passaram na inspeção do
exercício de 2012, que acaba em 31 de janeiro de 2013. Isso corresponde a 57%
dos 4,7 milhões esperados.
Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, 2012 deve fechar com a
verificação de 3,1 milhões de veículos (66% do esperado), como em 2011. Em
2010, 65,1% dos veí-culos esperados apareceram.
A prefeitura considera "frota alvo" apenas 64% da frota
registrada (7,3 milhões). A diferença seria referente a veículos abandonados
ou desmontados, que já não circulam mais pela cidade.
A participação é menor entre caminhões: 70% não passaram pela
inspeção. Esse índice é de 60% entre as motos e de 40% entre os carros.
Para o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a
participação de 66% dos veículos é uma "ótima resposta" e tende a
aumentar ao longo dos anos com a conscientização da população sobre a
importância da medida para o ambiente.
O programa foi iniciado em 2008, apenas com a frota a diesel. Em 2009,
passou a ser obrigatório para veículos fabricados entre 2003 e 2008 e, em
2010, para toda a frota.
MELHORIA DO AR
Um estudo realizado pelo consultor Gabriel Branco a pedido da
Controlar, empresa que opera o serviço, mostra que os níveis de poluição do
ar na capital melhoraram. "Não é possível dizer que foi apenas pelo
programa, mas pelo conjunto de ações da prefeitura, como a restrição de
circulação de
caminhões."
Para ele, o programa teve participação importante na redução dos
índices e seria afetado pelas mudanças que o prefeito eleito Fernando Haddad
(PT) quer implantar, como a isenção da inspeção para veículos novos até que
acabe a garantia de fábrica.
Há automóveis cujo período de garantia chega a cinco anos. Segundo o
consultor, a média de veículos com um ano de fabricação reprovados na inspeção
é de 4%. A de veí-culos com dois anos é de 7% e a de três a cinco anos, 10%.
"Existem mais veículos novos em circulação e, quando eles
desregulam, poluem como os carros antigos."
Balanço parcial da inspeção
2,7 milhões de veículos passaram pela inspeção ambiental de fevereiro a novembro deste ano 4,7 milhões é o número de veículos esperado até 31 de janeiro 7,3 milhões de veículos estão registrados na capital paulista; todos os veículos em circulação são alvo da inspeção
COBERTURA POR TIPO DE VEÍCULO
60% da frota esperada de automóveis 40% da frota esperada de motos 58% da frota esperada de ônibus 61% da frota esperada de veículos leves a diesel |
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Fonte.: Folha de S. Paulo
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