Apesar de
ainda estar entre as melhores rodovias do Estado de São Paulo, a Washington
Luís (SP-310) caiu quatro posições no ranking da Confederação Nacional do
Transporte (CNT), divulgado na quarta-feira (24).
O trecho
da estrada que fica entre São Carlos (SP) e Araraquara (SP) caiu da 9ª
colocação para a 13ª, o que significa que existem pontos que devem ser
melhorados. O lugar já foi um dos mais violentos do país, mas a duplicação da
pista minimizou os problemas.
A parte
do trecho considerada mais perigosa pelo especialista de trânsito da USP, José
Felex, é a curva conhecida como “Chibarro”, principalmente em dias de chuva.
“Por acumular muito óleo dos caminhões e apresentar borracha de pneu por conta
das freadas”, disse o especialista. Para o pesquisador já é hora de rever o
traçado da pista. “Precisamos pensar em corrigir a geometria das curvas do
Chibarro”, acrescentou.
Trecho
Urbano
Segundo a
Polícia Rodoviária, hoje o maior índice de acidentes se concentra na região do
trecho urbano da rodovia em São Carlos. São sete quilômetros de pista, que os
moradores utilizam cada vez mais como percurso do dia a dia. Para a polícia, a
SP-310 está em boas condições e o que tem provocado muitos acidentes é o
excesso de veículos rodando por ela.
O
especialista José Felex afirma que, apesar de estar bem feita, a pista está no
limite. “Hoje regiões como Limeira (SP) e Campinas (SP) tem suas marginais e
variantes, temos a Via dos Bandeirantes, e lá as pessoas estão se sentindo
melhor do que aqui”, completou Felex.
Avaliação
nacional
O
levantamento divulgado mostrou que quase dois terços das rodovias pavimentadas
do Brasil estão em situação regular, ruim ou péssima. Outros 27,4% estão em bom
estado e 9,9% em ótimo.
Em
comparação com os dados da pesquisa de 2011, ocorreu um aumento de 5,3% em 2012
na classificação, que foi de 57,4% para 62,7% das estradas em condições ruins.
A pesquisa avaliou 109 trechos considerados importantes devido ao grande número
de veículos de carga e passageiros que passam por esses locais. Foram levados
em conta a sinalização, condições do asfalto e o desenho da pista.
Fonte.: G1