Parte dos
vãos da ponte da SP-333 (rodovia Dr. Mário Gentil), em Pongaí (SP), foi
implodida na tarde deste sábado para ampliar o canal de navegação do rio Tietê.
A obra, que custou R$ 27 milhões, integra o Programa de Modernização e
Ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, do Departamento Hidroviário do Estado de
São Paulo (DH) e foi iniciada ainda em 2010, com a construção de uma ponte
metálica que substituirá a parte implodida.
Segundo o
governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a nova hidrovia será
"imbatível". "Para longas distâncias, acima de 400 km, a
hidrovia é imbatível. Não polui, o custo é menor e evita acidentes. Nós
queremos que a hidrovia Tietê-Paraná seja a mais importante da América
latina", afirmou o governador, que esteve no local acompanhando a
implosão.
A obra
está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No dia 25
de maio, o tráfego foi interrompido para que a ponte metálica que substituirá
parte da antiga fosse embarcada e içada para o local. A nova estrutura tem 120
m de extensão e será deslocada para os pilares externos da área implodida hoje,
triplicando, dessa forma, o vão de navegação. Segundo o governo do Estado, o
DER ainda fará ajustes nas juntas de dilatação e provas de carga da nova ponte.
A abertura ao tráfego de veículos acontecerá no dia 25 de junho.
"Foi
utilizado um novo método de engenharia. Antigamente era preciso interditar a
ponte por seis meses, e agora em 15 dias vai ser liberada para o tráfego. Hoje,
a barcaça para e leva uma hora e meia para passar em baixo da ponte. Agora, vai
passar direto", disse Alckmin. A ampliação dos vãos da ponte da SP-333
permitirá a passagem de composições de até quatro barcaças e agilizará o tempo
de viagem das embarcações em até duas horas. Segundo o governo, os custos com
transportes serão reduzidos em cerca de 20%.
A obra
integra o investimento de R$ 1,7 bilhão anunciado pelo governo do Estado por
meio de convênio com o governo federal para modernizar e ampliar a navegação na
hidrovia Tietê-Paraná no trecho paulista. Desse montante, R$ 900 milhões são
provenientes do PAC 2 e R$ 800 milhões são do governo de São Paulo.
O pacote
de intervenções permitirá a atração de cerca de 11,5 milhões de toneladas de
cargas para a Tietê-Paraná. Em 2011, a hidrovia movimentou 5,8 milhões de
toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo. De acordo
com o governo do Estado, além da ponte da SP-333, as pontes da SP-425 (entre
Barbosa e José Bonifácio), da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e da SP-595
(Ilha Solteira, Pereira Barreto) também terão os vãos ampliados e protegidos
para evitar choques com embarcações.
Fonte: Portal Terra