O terminal ferroviário de Rondonópolis recebeu a Licença de Operação
do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama) e deve começar a operar, em caráter experimental, ainda nesta semana.
Com a inauguração, a capacidade de carregamento da Ferrovia Senador
Vicente Vuolo (Ferronorte) passará de 12 milhões para 17 milhões de toneladas
de grãos por ano. O terminal será operado pela América Latina Logística
(ALL), empresa detentora da concessão.
“Com 385 hectares, o terminal de Rondonópolis será o maior da América
Latina. A princípio, ele deve funcionar mais devagar, carregando uma
locomotiva por vez. Em setembro, já deve estar operando com a capacidade
máxima, que é de carregar duas locomotivas ao mesmo tempo, e descarregar seis
caminhões”, informou o secretário de Estado de Logística Intermodal de
Transportes, Francisco Vuolo.
"Com 385 hectares, o terminal de Rondonópolis será o maior da
América Latina. Em setembro, já deve estar operando com a capacidade
máxima"
“O terminal também vai operar utilizando contêineres, o que permitirá
transportar produtos com valor agregado e industrializados, não somente
grãos, como ocorre hoje. Agora, estamos trabalhando na duplicação dos 28
quilômetros de estrada que dá acesso à cidade, para melhorar o fluxo dos
caminhões que levarão a carga até o terminal”, disse.
A solenidade de inauguração do terminal dependerá da agenda do
ministro dos Transportes, César Borges. Vuolo irá a Brasília nesta semana,
juntamente com o governador Silval Barbosa (PMDB), para convidar o ministro e
a presidente Dilma Rousseff (PT) para o evento.
Com quatro terminais em Mato Grosso – Alto Taquari (479 km ao Sul de
Cuiabá), Alto Araguaia (414 km), Itiquira (357 km) e Rondonópolis (212 km) –,
a Ferronorte passa a operar com 370 quilômetros de trilhos no Estado.
“O próximo passo é levar a ferrovia até Cuiabá. É um sonho antigo que
deve ser tornar realidade em breve. Os estudos de viabilidade estão sendo
executados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e,
possivelmente, no próximo ano, a licitação já será feita”, disse Vuolo.
Após a Capital, a Ferronorte deve ser expandida até Santarém (PA),
para facilitar o escoamento da produção mato-grossense pelos portos da região
Norte do País.
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Fonte.: Midia News
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