Desde o dia 01 de julho, a comercialização do óleo diesel S-500, com
menor teor de enxofre, é obrigatória em mais 385 municípios brasileiros, em
substituição ao S-1800, de acordo com determinação da Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a medida, cerca de 3 mil,
dos 5,5 mil municípios brasileiros, reduzem a emissão de poluentes,
beneficiando assim o meio ambiente e a saúde da população. O combustível é
utilizado pela frota de caminhões, ônibus e outros veículos de uso rodoviário.
Sete estados brasileiros (a Bahia, o Espírito Santo, Maranhão, a
Paraíba, Pernambuco, o Piauí e Sergipe) passam a comercializar exclusivamente
o diesel S-500. Em Pernambuco, a exceção é a capital, Recife, e sua região
metropolitana, que desde 1º de janeiro deste ano já oferecem o diesel S-10,
ainda menos poluente. De acordo com a ANP, em 1º de janeiro de 2014 todo o
diesel S-1800 será retirado do mercado brasileiro, substituído pelo S-500.
Desenvolvida de forma gradual pela ANP, a introdução do diesel com
menor teor de enxofre vem sendo feita desde 2006. Naquele ano, o S-500 passou
a ser comercializado em 237 municípios das regiões metropolitanas de São
Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Porto Alegre, do Recife, de
Fortaleza, Salvador, Curitiba, Belém, Vitória, Aracaju, Campinas (SP), da
Baixada Santista (SP), de São José dos Campos (SP) e do Vale do Aço (MG).
A partir de 2009, em atendimento ao Programa de Controle da Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Conselho Nacional do Meio
Ambiente (Conama), a ANP elaborou diversas resoluções para o processo de
transição. Atualmente, são três os tipos de óleo diesel comercializados no
país, diferenciados pelos teores máximos de enxofre: S-10 (10 partículas por
milhão – ppm), S-500 (500 ppm) e S-1800 (1800 ppm).
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Fonte.: Agência Brasil
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