O rodízio municipal de veículos pode ser expandido em 240 quilômetros,
em vias localizadas fora do centro expandido, já a partir de outubro. Em
entrevista à rádio CBN, o diretor de planejamento da CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego), Tadeu Leite Duarte, afirmou que, no mês, a companhia
provavelmente já terá pessoal e aparelhagem para fiscalizar o cumprimento do
rodízio nas novas vias que serão incluídas.
“Em meados de setembro, com a implantação do Centro Integrado de
Mobilidade Urbana e também com a implantação do novo sistema de fiscalização
eletrônica, nós acreditamos que a partir de outubro ou novembro podemos
começar a vislumbrar uma expansão geográfica do atual modelo de rodízio na
cidade”, afirmou Duarte.
PRINCIPAIS EIXOS/ De acordo com o diretor de planejamento, as vias que
vão ser incluídas no sistema fazem parte dos principais eixos de trânsito da
cidade. Entre elas estão a Avenida Aricanduva, na Zona Leste, as avenidas
Elizeu de Almeida e Francisco Morato, na Zona Oeste, as avenidas Engenheiro
Caetano Álvares e Braz Leme, na Zona Norte, e as avenidas João Dias,
Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís, na Zona Sul.
O anúncio da expansão do rodízio para mais 172 ruas da capital foi
feito pela CET em maio. Um estudo realizado pela companhia mostra que a
velocidade média nos principais corredores de veículos da cidade caiu na
comparação entre 2011 e 2012, tanto no período da manhã quanto no da tarde.
No início do dia, a média foi de 26 km/h para 23 km/h. Já no horário da volta
para casa a velocidade média caiu de 17 km/h para 15 km/h, pior marca desde
2008.
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Fonte.: Diário de S. Paulo
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