O porto de Santos tem potencial para quadruplicar seu volume de cargas
por ano, de 100 milhões de toneladas por ano para 400 milhões. A estimativa é
do engenheiro Marcos Vendramini, diretor de transportes e infraestrutura da
Aecom, que palestrou no 8° Fórum Brasil Comexlog, na quarta-feira (26).
Segundo ele, isso seria possível com o aumento da área do porto. Ele
afirma que Santos ainda tem 1,2 milhões de metros quadrados para arrendar,
sendo que 800 mil serão usados apenas com áreas para conteiners. Além disso,
seria preciso acabar com os gargalos que afetam o terminal atualmente, como
os acessos rodoviários insuficientes.
Vendramini diz que as limitações do porto de Santos existem porque os
investimentos ficaram estacionados, enquanto o porto cresceu 7% ao ano, pelos
últimos 15 anos.
As principais deficiências, de acordo com ele, são: o acesso
rodoviário via rodovia Anchieta, que devia ter sido duplicada há pelo menos
cinco anos, e via Domenico Rangoni; a capacidade de recebimento rodoviário e
ferroviário dos terminas; e a capacidade de embarque dos terminais.
"O acesso do porto de santos não suporta 120 milhões de toneladas
por anos. Com 100 milhões já dá problema." Segundo ele, nada foi feito
nos últimos anos em relação aos acessos rodoviários ao porto de Santos.
De acordo com Vendramini, ainda há uma série de possibilidades de
inovação. Estas incluem, inclusive, possibilidades de ganhos com
empreendimentos imobiliários. Exigir capacidade mínima de movimentação, e
também de recebimento de terminais ferroviários e rodoviários, seriam outras
medidas necessárias.
Para o engenheiro, o desenvolvimento de áreas para dentro do canal de
navegação também seria necessário para chegar ás 400 milhões de toneladas por
ano.
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Fonte.: DCI
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