A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está realizando um estudo
sobre a origem e o destino das cargas em São Paulo para mudar as regras de
circulação da cidade. Segundo a companhia, o objetivo é remanejar algumas
entregas para o período da noite e, assim, tentar melhorar o tráfego na
capital.
Como alternativa para continuar fazendo as entregas, um centro de
distribuição em São Paulo trocou quase toda a frota de carretas pelos
veículos urbanos de carga (VUCs) e o frete ficou mais caro.
Os VUCs são os únicos veículos de carga autorizados a circular pela
cidade em qualquer dia, em qualquer horário. Substituem parte dos caminhões
na tarefa de abastecer São Paulo.
“Sem a menor sombra de dúvida, realizar as entregas com carreta nos
traz uma maior rentabilidade, porque eu consigo colocar um maior número de
entregas dentro do mesmo veículo, com menor custo. Quando eu reduzo o veículo,
eu tenho que reduzir o número de entregas. Então, nosso custo fica mais
acentuado”, diz o gerente do centro de distribuição Wagner Jorge.
Atualmente 3% dos veículos que circulam pela capital paulista são
caminhões. Os dados não levam em conta os caminhões que vêm de outras
cidades. Apesar das regras, no ano passado quase 400 mil caminhões levaram
multa por andar em locais proibidos.
|
|
Fonte.: G1
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.