A entrada
em vigor do novo diesel S50 (Euro 5) derrubou as estimativas de vendas de
caminhões para 2012.
Para duas das maiores marcas brasileiras (MAN e
Mercedes-Benz), a queda será de 15% a 18% em relação ao ano passado, quando
foram comercializadas 172.660 unidades.
Segundo
os presidentes das empresas, o reajuste nos preços dos caminhões e o receio de
não encontrar o novo combustível nos postos afastaram os compradores.
O diesel
S50 é menos poluente por lançar menos enxofre na atmosfera. Desde 1º de
janeiro, os fabricantes de caminhões só produzem os veículos com a nova
tecnologia. Porém, ainda podem ser encontrados caminhões com diesel S30 em
revendedoras do país.
"O
frotista não vai comprar um caminhão novo sabendo que lá no Amazonas o S50
ainda não está disponível. Então ele adia a compra", disse o presidente da
MAN América Latina, Roberto Cortes.
Dados da
Fenabrave (distribuidores de veículos) apontam queda de 9,19%, para 48.063
unidades, nas vendas de caminhões no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo
período de 2011.
Fonte: Folha de S.Paulo