O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou nesta terça-feira (13) que proibirá a circulação de caminhões na antiga ponte que liga os Estados de São Paulo e Minas Gerais, nos municípios de Igarapava e Delta. A medida entrará em vigor em abril e diminuirá o trânsito no trecho, considerado pela polícia como rota de tráfico e fuga de ladrões.
Segundo o tenente da Polícia Militar Helder Antonio de Paula, uma análise criminal comprovou que 99% dos veículos furtados ou roubados na cidade em 2011 foram localizados em Uberaba (MG), o que comprovaria que os ladrões fogem pela ponte. “O local não possui fiscalização ou policiamento fixo e isso facilita a ação das quadrilhas, principalmente à noite que é muito escuro”, disse.
A assessoria do DER informou que a proibição do trânsito de caminhões depende ainda da sinalização da pista. Os caminhoneiros poderão utilizar outra ponte, construída em 2001 na Rodovia Anhanguera.
Cultura
Construída em 1914, a ponte serviu como local de batalhas durante a Revolução de 1930, quando os paulistas tentaram se tornar independentes do Brasil. Por isso, a Prefeitura de Igarapava estuda revitalizar a região e transformá-la em opção de turismo cultural.
O prefeito Francisco Molina explicou que o projeto inclui a construção de um hotel e parques. “Através de parcerias com o governo federal e governo estadual de São Paulo e Minas a gente quer recuperar, trazer além da história, a beleza dessa ponte que é histórica”, afirmou.
Fonte: G1