Governo deve priorizar melhoria e ampliação dos portos brasileiros, diz CNI
Para atender ao crescimento das exportações brasileiras, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirma que é necessário melhorar e ampliar os portos brasileiros. Para a entidade, esta deve ser uma das prioridades do governo em 2012.
Segundo o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da CNI, José Freitas Mascarenhas, o governo tem de focar para que os portos no Brasil tenham padrões internacionais de eficiência.
Ele acrescenta que o aumento da produção de diversos setores gera mais produtos para exportação. "Isso agrava ainda mais a já precária situação dos portos do País”, disse, segundo a Agência CNI.
Sistemas intermodais Para a CNI, a melhoria dos portos também inclui os sistemas intermodais. Ao aumentar a eficiência dos sistemas de transporte, reduziria custos com o carregamento de cargas e melhoraria a competitividade da economia do País.
Mas, para a entidade, não basta investir somente nos portos: é necessário também dar mais atenção aos aeroportos. “Além da proximidade da Copa do Mundo e Olimpíada, que elevará a demanda nos aeroportos em 2014 e 2016, a tendência é que haja crescimento forte no número de passageiros nos próximos anos, independentemente desses eventos”, finaliza Mascarenhas.
Fonte: Infomoney