A M.Stortti lançou, na TranspoSul 2013, o Projeto Paradão Truck,
encomendado pelo Setecergs – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e
Logística no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa estudará nos próximos
quatro meses a viabilidade econômica de centros de serviços e comércio
destinado s ao repouso de caminhoneiros.
As áreas de descanso aos motoristas são inexistentes no Sul do Brasil
e demandadas pela recente Lei no 12.619. “Tentando auxiliar o setor, o
Setecergs está investindo neste projeto buscando experiências bem-sucedidas a
fim de indicar alternativas viáveis para o cumprimento e valorização dos
profissionais”, explica o diretor da M.Stortti, Maurenio Stortti.
Um dos cases inspiradores será o Iowa 80, uma parada de caminhões
privada em Walcott, Chicago, considerada a maior do mundo. Com 340 mil metros
quadrados, a área é capaz de acolher 3.500 carretas clássicas americanas
(cavalo 6x4 com semirreboque de dois eixos), além de 1.500 automóveis.
A receita do Iowa 80 provém da venda de oito milhões de litros de
combustíveis por mês e do faturamento de um mega truck center, onde o
caminhoneiro pode resolver todas as suas necessidades, tanto para o caminhão
como para si mesmo. Para tanto, a estrutura conta com lojas de peças,
acessórios e pneus, mecânicos e instaladores, balança rodoviária e guincho
pesado para resgate externo, posto médico e odontológico, restaurantes e
lanchonetes, lavanderia e padaria, salas de cinema e TV, hotel, campo de
trailers, amplos estacionamentos, serviços de lavagem de caminhões, barbearia
e locais para banhos.
“O conceito do Iowa 80 é o que queremos para o Brasil”, completa o
diretor da consultoria. Para tanto, o Projeto Paradão Truck visa criar uma
marca de postos de parada com oferta de comércio e serviços em localização
estratégica nas principais vias de transporte de carga do Rio Grande do Sul.
Viabilidade
Parceiros estratégicos viabilizarão economicamente os investimentos
com cotas operacionais que envolverão empresas do mercado como seguradoras,
operadoras de sistemas de segurança, postos de combustíveis, alimentos e
bebidas, revendas e fabricantes de pneus e caminhões, hotéis, escolas técnicas,
farmácias, armazéns logísticos, bancos e postos de saúde.
O potencial geográfico dos centros de parada aponta as regiões de
Passo Fundo, Caxias do Sul, Torres, Glorinha, Santa Maria e Capão do Leão
como principais pontos estratégicos para receber os investimentos.
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Fonte.: Segs
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