A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) firmou uma
parceria com a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), entidade do Governo
Federal, com o intuito de expandir para todo o Brasil a tecnologia
desenvolvida pelo órgão paulista para o sistema de cobrança automático e o
sistema Ponto a Ponto, que é o pedagiamento por trecho percorrido.
Após experimento nas rodovias do Estado de São Paulo, novos produtos e
serviços de transporte e logística poderão ser desenvolvidos com base na
tecnologia de radiofrequência RFID 915 MHz. A ideia é integrar o mesmo padrão
de chip nos mais modais rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário.
O que se pretende é fomentar o uso da mesma tecnologia e do mesmo
padrão em diversas aplicações.
Com um único chip para uso em veículos, cargas
ou produtos ser á possível integrar serviços como a cobrança de pedágio,
pesagem de veículos comerciais, rastreamento de cargas e acompanhar a origem
e destino de um produto dentro do programa Brasil ID ajudando, inclusive, no
combate ao contrabando de mercadorias e fraudes ao compartilhar as mesmas
informações com várias entidades fiscalizadoras.
Esta integração acelera a adoção destes novos serviços por várias
entidades governamentais, e preserva investimentos realizados através do
compartilhamento de uma mesma infraestrutura. Também poderão ser ampliadas
para todo o país as aplicações já em uso hoje como os pagamentos de
estacionamentos e abastecimento de veículos.
A utilização de tags com a radiofrequência RFID 915 MHz, baseados no
padrão SINIAV, passou a ser implantada em São Paulo a partir de 2011 em
substituição aos equipamentos que adotavam a frequência 5,8 GHz, que já eram
utilizados havia 11 anos. A nova modalidade, além de mais moderna,
proporcionou o barateamento do acesso do usuário ao pedagiamento eletrônico.
A tecnologia RFID 915 MHz permitiu, além da abertura de mercado dos
serviços de pedagiamento eletrônico, que fossem implementados os
projetos-pilotos do Sistema Ponto a Ponto, de cobrança da tarifa por trecho
percorrido, nas rodovias Rodovia Santos Dumont (SP-75) entre I tu e Campinas;
Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Jundiaí e Itatiba; e na Adhemar
de Barros (SP-340), de Campinas a Mogi Mirim (em fase de implantação).
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Fonte.: Portal Transporta Brasil
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