O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte foi criado oficialmente
pelo prefeito Fernando Haddad (PT) nesta segunda-feira (1º) após uma série de
protestos contra o transporte público tomarem conta da cidade de São Paulo. O
decreto foi publicado no Diário Oficial da cidade de terça-feira (2).
Quando anunciou a criação do órgão, na quarta-feira (26), Haddad havia
dito que o conselho foi criado para abrir planilhas e mostrar os custos do
sistema, deixando “tudo em pratos limpos”. “Eu vou instalar o Conselho
Municipal de Transporte Público com a participação dos usuários, com a
participação do movimento social junto com os empresários e com o governo
para abrir as planilhas, para que as pessoas tenham consciência dos custos
que estão sendo enfrentados, com a presença do Ministério Público, para que
fique tudo em pratos limpos.”
A criação do conselho tem como objetivo a participação mais efetiva da
sociedade nas decisões referentes à mobilidade urbana executadas pela
Secretaria Municipal dos Transportes ou feitas por intermédio da Companhia de
Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans). O Conselho
Municipal de Trânsito e Transporte será presidido pelo Secretário Municipal
de Transportes, Jilmar Tatto (PT).
O conselho será composto por 39 membros e seus espectivos suplentes,
pelo período de dois anos. A mesa será composta por 13 representantes dos
órgãos municipais, 13 representantes da sociedade civil eleitos em votação
direta pela população e 13 representantes dos operadores dos serviços de
transportes (sindicatos e associações). As eleições para definição dos
membros da sociedade civil ocorrem em até 60 dias. Enquanto isso, os membros
do Conselho da Cidade irão responder pelo grupo.
Também serão convidados para o conselho representantes do Ministério
Público do Estado, Câmara Municipal, Tribunal de Contas do Município e
Controladoria Geral do Município.
Os membros do conselho terão que acompanhar a implementação do Plano
Municipal de Mobilidade Urbana e participar, quando for necessário, da
revisão do Plano Diretor.
Entre outras atividades estão previstas sugestões de normas,
fiscalização e avaliação do transporte coletivo público, acompanhar as
finanças do sistema, propor normas de circulação de carga e serviços, entre
outras funções.
|
|
Fonte.: G1
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.