Deve ser publicado no mês que vem o edital de concorrência para a
contratação do projeto para duplicar a rodovia Emerenciano Prestes de Barros
(SP-97), onde está sendo instalado o Residencial Carandá. Segundo o
Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a expectativa é que a empresa
vencedora inicie os estudos no mês de outubro, com o prazo de conclusão em
três meses. "Desta forma, a previsão é que as obras sejam licitadas em
abril de 2014", divulgou o DER.
O plano é duplicar um trecho 11,4 quilômetros da SP-97 entre o Parque
São Bento e a rodovia Castello Branco (SP-280), já no perímetro de Porto
Feliz. "A rodovia receberá recapeamento do km 0 ao km 1,2 e será
duplicada entre o km 1,2 e 12,61", divulgou o DER. A área de
recapeamento vai da rotatória da Cruz de Ferro até a rotatória da entrada do
Parque São Bento. Já a duplicação é prevista inclusive para a ponte sobre o
rio Sorocaba, onde vários acidentes são registrados, vários deles com vítimas
fatais. Até o momento, o orçamento previsto pelo DER para as obras é de cerca
de R$ 59,4 milhões.
Na segunda-feira (29), durante o lançamento do Residencial Carandá, o secretário de
Habitação da Prefeitura de Sorocaba (Sehab), Hélio Godoy, disse que para
garantir o acesso dos moradores ao conjunto habitacional de 2.560 moradias
existe a intenção de instalar uma rotatória em frente ao residencial.
A fim de atender aos cerca de 500 operários que estarão na obra nos
próximos meses, número que poderá dobrar a partir de dezembro, foi solicitado
à Urbes Trânsito e Transportes a ampliação da linha 69 Caguaçu. Quando a
população estimada em 10 mil pessoas estiver vivendo no local, segundo o
secretário Godoy, deverá ser implantada uma linha exclusiva do BRT (ônibus
rápido). Godoy afirmou ainda que se reunirá com a direção do DER para
conversar sobre as mudanças nas rodovias.
Segundo o secretário da Sehab, para que todo o trânsito não fique
concentrado na avenida Ipanema, existe a proposta de uma futura avenida
margeando o loteamento em direção à avenida Francisco Xavier, que corta do
Jardim Renascer e o Ana Paula Eleutério (Habiteto), com a implantação de uma
nova ponte sobre o rio Sorocaba, nas imediações do Parque São Bento 2.
Rodovia perigosa
Um mecânico decapitado após o veículo que dirigia colidir de frente
com um caminhão. Em outro acidente envolvendo três veículos foram dois
mortos, um no local e outro após internação. Uma professora que morreu
afogada no rio após o motorista do veículo em que era passageira perder a
direção na curva que antecede a ponte do Caguaçu. São algumas ocorrências com
as vítimas fatais registradas apenas nos meses de março e abril deste ano. O
construtor Emerson Balduino Machado, 34 anos, diz que já viu muito carro
enfiado no meio do mato porque perde a direção ao fazer as curvas. O
comerciante Osmar Lopes da Silva, 41 anos, que também já viu vários acidentes
no local, destaca o perigo do trecho sinuoso da rodovia.
O construtor Donizete Rodrigues da Silveira, 53 anos, diz que a curva
em "S", com uma ponte no meio, é o local mais perigoso. Afirma que
a situação piora por volta das 7h, quando é preciso esperar vários minutos
para conseguir cruzar a pista para entrar na propriedade onde mora, à margem
da rodovia. A comerciante Diomar Leme, 63 anos, declara que assiste muita
imprudência dos motoristas e sempre vê acidentes, principalmente na ponte.
Para a Polícia Militar Rodoviária, o fato desse trecho da SP-97 ter um volume
de fluxo diário elevado e por ser de pista de mão dupla, eleva os riscos de
acidentes.
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Fonte.: Cruzeiro do Sul
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