A Secretaria dos Transportes publica portaria no “Diário Oficial” com restrições ao horário de circulação de caminhões que transportam produtos perigosos. A regra começa a valer no dia 3 de setembro.
Os veículos ficarão proibidos de circular no minianel viário e no centro expandido da capital, a mesma área onde vigora o rodízio municipal, e vai valer entre segunda e sexta-feira, exceto feriados, das 5h às 10h e das 16h às 21h.
Nos próximos dias, serão instaladas placas de sinalização para orientar os motoristas sobre as mudanças.
São considerados perigosos produtos que representam risco para a saúde, para a segurança pública ou para o meio ambiente, como gases inflamáveis e componentes químicos.
Segundo a prefeitura, o objetivo da medida é disciplinar o transporte destes produtos na cidade, minimizando o impacto dos acidentes.
Dados da prefeitura mostram que a cidade registra, em média, 14 acidentes por ano envolvendo caminhões com carga perigosa.
Hoje, a capital tem 178 agentes que fiscalizam este tipo de transporte, sendo 54 marronzinhos e 126 policiais militares.
Os veículos que transportam produtos perigosos de consumo local, como combustíveis, ar comprimido e oxigênio, ficarão fora da proibição.
Fonte: Metro SP