|
Empresas do agronegócio e grandes transportadores pressionam por
alterações na Lei dos Caminhoneiros que ampliam os períodos máximos de
direção dos trabalhadores sem descanso.
Aprovada no ano passado, a lei impõe restrições ao tempo de direção
dos motoristas como forma de aumentar a segurança das estradas.
Motoristas passaram a ter direito a 30 minutos de parada a cada quatro
horas de direção e um total de 11 horas seguidas de descanso diário.
As empresas argumentam que a lei eleva custos ao consumidor e que sua
execu- ção é impraticável --argumento refutado pelo Ministério Público do Trabalho
e entidades ligadas à segurança no trânsito.
Proposta em discussão no Congresso, e também encaminhada à Casa Civil,
permite que a jornada passe a ser de seis horas seguidas com 30 minutos de
descanso.
E que o tempo de descanso diário possa ser quebrado em oito horas mais
três horas. Além disso, o limite de horas extras passaria de duas para
quatro.
No Congresso, a comissão criada para discutir a mudança é presidida
pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Ele é da bancada ruralista e
favorável às mudanças na lei. Um relatório é esperado em duas semanas.
Marquezelli defende que o tempo de descanso deve ser determinado
estrada por estrada, dependendo das condições de cada trajeto. Ele considera
que a mudança não terá impacto nos acidentes.
"Não vai aumentar porque vamos obrigar todos os motoristas a
fazer exames de sangue e urina uma vez por ano ou a cada dois anos. De todos
os veículos. Pode ver: onde tem acidente com caminhão tem um carro ou uma
moto", disse Marquezzelli.
O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) está na comissão e afirma que a maioria
dos parlamentares integrantes do grupo é da área ruralista e que a proposta
final será por alterações na lei.
GARANTIR A FADIGA
O procurador do Trabalho Paulo Douglas, que participou da formulação
da lei atual, diz que é possível promover flexibilizações como a da quebra do
descanso de 11 horas seguidos. Mas que o aumento do número de horas extras e
do tempo de direção seguido seria retrocesso.
"A lei que garantia o descanso agora vai garantir a fadiga",
afirma Douglas. "O quadro que se delineia é que as mudanças virão,
inclusive com apoio do governo."
Diretor de medicina de tráfego da Abramet (Associação Brasileira de
Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Junior foi ouvido pela comissão
e disse que a lei como está já não garante o repouso adequado do
caminhoneiro.
Segundo ele, o ideal --pelas condições insalubres, perigosas e
penosas-- seria jornada de seis horas com 20 minutos de descanso a cada duas
horas.
"Quando disse isso, fui ironizado pelo presidente da comissão.
Acho que uma comissão como essa não deveria ser presidida por alguém que
exerce a atividade no setor."
Procurada, a Casa Civil não havia se pronunciado até a conclusão desta
edição.
|
|
|
|
Fonte.: Folha de S. Paulo
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Empresas querem mudar lei que impõe descanso a caminhoneiros
DER lança licitação para contratação de obras para a SP-215 e SP-304
|
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) publicou neste sábado, 13
de abril, editais de licitação para contratação de obras para a SP 215
(Rodovia Deputado Januário Mantelli Neto / João Batista de Souza Andrade) e
SP 304 (Rodovia Geraldo de Barros). O valor total dos investimentos é de R$
109,8 milhões e beneficiarão os municípios de Águas da Prata, Vargem Grande
do Sul, Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro, na região de Rio Claro
(SP).
O pacote de melhorias para a SP 215 contempla o recapeamento da pista
e pavimentação dos acostamentos no trecho da divisa do estado de Minas Gerais
do km 0 até o km 27,650, no município de Vargem Grande do Sul. O projeto
inclui a retificação da “curva do charuto”. O valor estimado para as
benfeitorias é de R$ 49,4 milhões.
O DER já tem projeto executivo das intervenções concluído e o prazo
para execução das melhorias é de 12 meses. Os envelopes serão abertos dia 23
de maio, às 14h30mim, na sede do DER. A previsão é que as obras sejam
iniciadas em agosto deste ano.
Na SP 304 serão executadas as obras de duplicação do km 179 ao km
189,08, recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos do km 189,08 ao
km 191,94 e do km 194,02 ao km 198,40, no trecho entre Piracicaba, Águas de
São Pedro e São Pedro. O custo das melhorias é de R$ 60,4 milhões.
O projeto executivo das intervenções já foi finalizado. A licitação
ocorrerá em 23 de maio, às 15h, na sede do DER. O prazo para execução das
obras é de 12 meses e a previsão para o início das intervenções é outubro
deste ano.
|
|
|
|
Fonte.: O Serrano
|
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Cratera atrapalha trânsito em avenida de acesso para rodovia em Sumaré
|
A falta de manutenção de uma avenida que dá acesso à Rodovia
Anhanguera (SP-330), em Sumaré (SP) causa transtornos para os motoristas que
utilizam o trecho. Segundo um internauta, a via está esburacada há pelo menos
um mês, o que oferece riscos de acidente e congestionamento nos horários de
pico. Após procurar a Prefeitura e não obter prazos para o início das obras
de reparos, o morador do bairro Parque das Bandeiras registrou o problema e
enviou ao VC no G1.
Os buracos encontrados na Avenida Américo Ribeiro dos Santos se
agravam com a chuva, segundo Osmir Furegati de Brito, que mora no bairro há
33 anos. “A Prefeitura vem e joga pedras para ‘tampar os buracos’, mas quando
chove as crateras ressurgem e ficam ainda maiores”, afirma. Além desta
situação, uma adutora no acostamento também está exposta e sem proteção para
isolar a área.
De Brito afirma que já solicitou os serviços da Prefeitura via email,
entretanto recebeu a resposta que a administração aguarda laudos da Defesa
Civil e da Secretaria de Meio Ambiente para dar continuidade aos serviços,
sem repassar uma previsão de data.
Nota da Redação: A Prefeitura de Sumaré informou, por meio de
assessoria de imprensa, que a avenida recebeu cascalhos na semana passada,
entretanto com as chuvas, a ação terá que passar novamente por obras.
Enquanto isso, a Administração busca recursos para a construção de uma ponte
para solucionar o problema no local. Sobre a verba do município, a Prefeitura
afirmou ainda que "enfrenta sérios problemas financeiros 'herdados' do
governo anterior". Ainda de acordo com a Prefeitura, todas as regiões da
cidade recebem a operação 'Tapa-Buracos' e a avenida citada pelo internauta
faz parte do cronograma, que priorizou inicialmente as vias com maior fluxo
de veículos. No entanto, não foi repassado o prazo para a conclusão dos
trabalhos.
Serviço
As reclamações ou denúncia podem ser feitas na ouvidoria da Prefeitura de
Sumaré por meio do telefone (19) 3828-2187.
|
|
|
|
Fonte.: G1
|
Detran SP cria restrição para veículo sem transferência de propriedade
|
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), após reiteradas
solicitações da Defensoria Pública de São Paulo, criou em seu sistema uma
“restrição administrativa” para veículos cuja transferência está irregular.
Isso ajudará na fiscalização de veículos vendidos que não foram transferidos
para o nome do novo dono no prazo de 30 dias, conforme previsto no artigo 123
do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As regras constam da Portaria
519/2013 do Departamento, publicada em 15/3.
Para pedir a inclusão da restrição no prontuário do veículo, o
vendedor deverá apresentar uma declaração com duas testemunhas. O serviço é
gratuito e poderá ser solicitado nas unidades de atendimento do Detran SP.
Quem fizer declaração de venda ou testemunho falso poderá responder pelo
crime de falsidade ideológica (artigo 299 do Código Penal), com multa e pena
de um a cinco anos de prisão.
Com a restrição registrada no sistema e após o prazo legal para a
transferência, se o veículo for parado em fiscalização, poderá ser retido até
que a situação seja regularizada, com a emissão do Certificado de Registro de
Veículo (CRV) – o documento de propriedade – em nome do novo dono.
A multa para o comprador que não transfere o veículo dentro do prazo é
de R$ 127,69 (infração grave, com inclusão de cinco pontos na carteira),
conforme prevê o artigo 233 do CTB. Para a emissão do novo CRV, o custo é de
R$ 215,01 (se o veículo não tiver sido licenciado) ou de R$ 149,15 (se o
licenciamento estiver em dia). Além disso, será necessário quitar débitos
pendentes, como multas e tributos vencidos.
Transtornos
Em média, cerca de 300 pessoas procuram a Defensoria todos os meses na
Capital devido a problemas causados pela venda de veículos sem a respectiva
transferência de documentação. De acordo com o Defensor Luiz Rascovski, os
problemas ocorrem porque a maioria das pessoas acredita que basta receber o
dinheiro pelo veículo e entregá-lo ao comprador para se livrar da
responsabilidade sobre o bem. Algumas pessoas sequer sabem que é necessário
preencher o CRV, com dados do vendedor e do comprador, para efetivar a
transferência, reconhecendo assinaturas em cartório e passando o documento ao
comprador.
Além de preencher o CRV, o vendedor deve informar a “Comunicação de
Venda” ao Detran.SP. “Pela lei [artigo 134 do CTB], só essa comunicação
garante ao antigo proprietário que ele não é mais responsável pelo veículo”,
adverte o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.
|
|
|
|
Fonte.: DCI
|
SP: Detran enviará cartas a motoristas com 10 ou mais pontos na CNH
|
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai
enviar cartas alertando condutores que atingiram 10 ou mais pontos na
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira. Segundo
o órgão, as correspondências começarão a ser enviadas a partir de hoje para
os motoristas nessa situação que moram no interior, região metropolitana de
São Paulo e litoral.
A estimativa é que entre 50 e 60 mil cartas sejam enviadas para os
motoristas dessas regiões. Segundo o Detran, os condutores da capital
paulista serão avisados em breve.
Com a correspondência, o motorista poderá visualizar todas as
infrações registradas em seu nome até o dia de emissão da carta, com detalhes
como data da infração, qual órgão aplicou a multa e em que cidade, o número
da autuação, o artigo da infração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a
pontuação gerada na carteira do motorista.
Quem atinge ou ultrapassa 20 pontos pode ficar impedido de renovar ou
transferir a CNH e ter o direito de dirigir suspenso, entre outras
penalidades previstas pela legislação federal.
Em 2012, cerca de 50 mil condutores foram notificados por mês, em todo
o Estado, por terem atingido 20 ou mais pontos na carteira. Segundo a
legislação federal, esses motoristas podem apresentar defesa e não têm a
habilitação suspensa imediatamente.
Caso não reconheça alguma das multas, o motorista deverá pedir mais informações
ao órgão que aplicou a penalidade.
|
|
|
|
Fonte.: Terra
|
Assinar:
Postagens (Atom)