O custo de transportar cargas em rodovias está entre 6,81% e 7,54%
mais caros ao final dos últimos doze meses, segundo a NTC&Logística -
entidade que reúne empresas associadas e entidades patronais do setor.
Segundo a entidade, contribuiu para os números o aumento do preço do
diesel, com variação de 10,88%, passando de R$ 2,104 para R$ 2,333 por litro.
Outra pressão foi a mão de obra - cujo dissídio em 2013, diz a entidade, foi
em geral superior à inflação do período. No caso de São Paulo, diz a NTC, o
índice de reajuste foi de 10%.
Segundo a entidade, a variação média do Índice Nacional da Variação de
Custos do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas (INCTF) ficou acima de
7,54%. Já o Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de
Cargas Lotação (INCTL) foi de 6,81% em doze meses.
Nos últimos seis meses, os índices indicam desaceleração. O custo das
cargas fracionadas e de lotação subiram 5,6% e 4,4% respectivamente. Os
INCT-F e L medem a evolução de todos os custos do transporte de carga,
incluindo transferência, coleta e distribuição (nas operações de cargas
fracionadas), custos administrativos e de terminais.
Para a NTC, um custo não captado pelo índice - embora calculado pela
entidade - é o referente às mudanças na mão de obra do setor. A lei 12.619,
que entrou em vigor no dia 17 de junho de 2012 e que regulamenta a profissão
do motorista empregado ou autônomo, trouxe aumentos
"significativos" nos custos operacionais de empresas de logística.
De acordo com estudos, esse aumento variou de 14,98% a 28,92%, dependendo da
operação de transporte.
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Fonte: Valor Econômico