O Governo Estado de São Paulo decidiu, através da Resolução SLT nº 04
de 22/07/2013, revogar a isenção do pagamento de pedágio dos veículos de
carga que trafegam vazios e com o eixo suspenso nas rodovias pedagiadas do
Estado de São Paulo, vigorando a decisão a partir de 28 de julho, ou seja, do
próximo domingo, quando deverá ter início a cobrança nas praças de pedágio
pelo valor integral e pelo número de eixos independentemente de estarem ou
não suspensos.
A decisão do Governo foi adotada no bojo de estudos que vem sendo
realizado na Secretaria dos Transportes e ARTESP objetivando uma revisão dos
contratos de concessão das rodovias paulista e chegar a uma redução nominal
das tarifas de pedágio até o final do ano, mediante ampliação da base de
contribuintes e a cobrança pelo trecho efetivamente percorrido, conforme
consta de nota da Secretaria de Transporte, na qual esclarece que essa
primeira medida foi adotada a fim de possibilitar o cancelamento do aumento
do pedágio, que deveria ser aplicado a partir de 1º de julho em razão da
previsão nos contratos de concessão.
Embora tenha sido cancelado o aumento da tarifa, que seria de 6,5%,
sobre a tarifa em vigor para todos os usuários, a medida adotada implica no
aumento do custo do pedágio para o transportador rodoviário de carga,
conforme estudo do DECOPE - DEPARTAMENTO DE CUSTOS
OPERACIONAIS E ESTUDOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS / NTC&LOGÍSTICA.
O pedágio, em virtude do que dispõe a lei nº 12.609/2001, deve ser
pago independentemente do frete, razão pela qual o seu custo deve ser
apropriado em separado, sendo inevitável o repasse de custo ao tomador dos
serviços e, por consequência, ao preço final das mercadorias transportadas.
A apropriação do aumento de custo deverá levar em conta determinadas
peculiaridades da operação de transporte de cada empresa, como o veículo
utilizado (a quantidade eixos suspensos) e rota a ser observada (cobrança de
pedágio unidirecional ou bidirecional, sentido de operação carregado ou
vazio, número de praças de pedágio nas quais o veículo passa carregado ou
vazio). São providências necessárias para a apuração efetiva do aumento de
custo do pedágio a ser repassado para cada cliente.
Os estudos técnicos da NTC&LOGÍSTICA estão á disposição dos
associados e o departamento técnico poderá prestar aos Sindicatos e empresas
associadas os esclarecimentos sobre situações e peculiaridades individuais.
FLÁVIO BENATTI
Presidente da NTC&LOGÍSTICA |
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Fonte.: NTC&LOGÍSTICA
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