A decisão da Prefeitura de restringir o trânsito de caminhões nas
marginais teve um efeito nulo, como mostra um estudo divulgado ontem pela
CET. O horário de restrição, em vigor desde março de 2012, é das 5h às 9h e
das 17h às 22h. Aos sábados, a restrição é das 10 às 14 horas, exceto
feriados.
Após a adoção da medida, a média de lentidão na Marginal Pinheiros,
entre 7h e 9h, aumentou 8%. Na Tietê, no mesmo horário, caiu 15%. Porém, na
Tietê, entre 17h e 20h, horário que também compreende a proibição aos
caminhões, o índice de lentidão aumentou 32%. Na Pinheiros, na mesma faixa de
horário, a lentidão piorou 26%.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), isso aconteceu
porque as marginais foram ocupadas por uma demanda maior de veículos de
pequeno porte e, com isso, o espaço voltou a apresentar saturação.
Questionado se os números podem fazer a Prefeitura liberar novamente o
trânsito de caminhões 24 horas por dia, o diretor de operações da CET, Maurício
Régio, disse: “Estamos fazendo um estudo grande, com o Banco Mundial, para
entender a questão da mobilidade urbana antes de tomar uma decisão”.
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Fonte.: Diário de S. Paulo
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