O Ministério das Cidades lançou na quinta-feira (6) uma campanha
com foco nos motoristas profissionais (condutores de caminhões, ônibus, vans,
táxis e autônomos) com o objetivo de reduzir os acidentes nas estradas
brasileiras.
A ação faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, lançado
em 2011 pela pasta, e foca abusos cometidos pelos motoristas, como o consumo
de bebida alcoólica e drogas.
De acordo com dados do ministério, os caminhões representam 3,1% do
total da frota nacional (77,8 milhões de veículos), mas estão envolvidos em
21% dos acidentes com mortes. Em 2010, 42.844 pessoas morreram vítimas de
acidentes no trânsito, afirma o ministério. "É um percentual expressivo
que temos hoje", disse o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades).
Segundo números da indústria, a venda dos caminhões nos primeiros
quatro meses deste ano cresceu quase 32% em comparação ao mesmo período de
2012. Até abril, foram 34 mil novos caminhões em circulação.
A campanha, cujo slogan é "Motorista, álcool e drogas podem fazer
de sua viagem um caminho sem volta", tem participação da cantora Paula
Fernandes e inclui propagandas em rádio e televisão, jornais impressos,
outdoors, redes sociais e cartazes, por exemplo.
O ministro elogiou o impacto da lei seca na redução do número de
mortes no trânsito. "Não é simplesmente discutir mudança da legislação,
mas discussão de uma mudança de raciocínio", disse o deputado federal
Hugo Leal (PSC-RJ), presidente da Frente Parlamentar em defesa do trânsito
seguro.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Opas
(Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil é o quinto país entre aqueles
com maior número de acidentes de trânsito - atrás apenas de Índia, China,
Rússia e Estados Unidos.
"Estamos na verdade numa guerra e ela só será vencida com a
colaboração de todos os brasileiros", disse o ministro.
|
|
Fonte.: Folha de S. Paulo
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.