A fiscalização de excesso de velocidade nas estradas de São Paulo vai
mais que dobrar até o fim deste ano. Uma nova licitação prevê a contratação
de 549 radares fixos para as rodovias administradas pelo Departamento de
Estradas de Rodagem (DER) em todas as regiões do Estado. Desses, 114 serão do
tipo lombada eletrônica, com registro digital da velocidade, e 124 terão
dispositivo para a leitura das placas dos veículos e cálculo do tempo da
viagem (cobrança ponto a ponto). Atualmente, em todas as rodovias estaduais
operam 345 radares fixos, dos quais 183 estão em estradas do DER e 162 em
rodovias concedidas à iniciativa privada. Com os novos radares, o número
chegará a 894 medidores fixos.
De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o
reforço no controle da velocidade visa a aumentar a segurança e reduzir
acidentes. “Tivemos em torno de 7 mil mortes no trânsito em todo o Estado no
ano passado. Dessas, pouco mais de 2 mil ocorreram em rodovias estaduais.
Muitos acidentes talvez pudessem ser evitados se os limites de velocidade
fossem respeitados”, disse. Com o maior controle, segundo ele, a expectativa
é reduzir pelo menos à metade o número de mortes no Estado até 2020.
Um levantamento feito pelo DER entre 2005 e 2011 identificou mais de
500 pontos críticos, com maior incidência de excesso de velocidade pelos
motoristas, nas 144 rodovias paulistas que ainda não têm bases fixas de
radar. O órgão estadual administra 16,4 mil quilômetros de rodovias e a média
é de um radar fixo a cada 89,6 km. O controle da velocidade é quase três
vezes menor nessas estradas do que nas rodovias sob concessão. Nos 6,3 mil km
de malha concedida, a média é de 1 equipamento fixo a cada 38,8 km.
Edital e instalação
Segundo informações do DER, o edital para a contratação de
equipamentos possui 14 lotes que abrangem as regiões de Campinas,
Itapetininga, Bauru, Araraquara, Cubatão, Taubaté, Assis, Ribeirão Preto, São
José do Rio Preto, São Paulo, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Claro e
Barretos. Cinco consórcios de empresas do setor se habilitaram para a
disputa: SVS, Monitoramento Paulista, CTL Monitoramento, PLP Trânsito Seguro
e Consórcio Paulista de Fiscalização Rodoviária. Na abertura dos envelopes, o
Consórcio SVS apresentou o menor preço para todos os lotes, totalizando cerca
de R$ 40 milhões. Os outros concorrentes entraram com recursos que ainda
serão julgados.
Conforme Pelissioni, a previsão é de que os contratos sejam assinados
em julho e os radares comecem a ser instalados entre agosto em setembro. De
acordo com o superintendente, o DER não prevê a contratação de mais radares
móveis. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Fonte.: Estadão Conteúdo
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