Os valores máximos dos pedágios das rodovias federais que serão
concedidas este ano para a iniciativa privada terão um aumento de 15% a 20%
em relação ao inicialmente previsto, após os ajustes anunciados esta semana.
O governo concordou com as críticas do setor privado de que as estimativas de
crescimento da demanda das rodovias estavam excessivamente otimistas, por
isso refez os cálculos. "Se reduzimos a projeção de tráfego, o teto do
pedágio aumenta", disse ao Grupo Estado o presidente da Empresa de
Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.
Inicialmente, a projeção do governo era de um crescimento econômico de
4,5% ao longo dos próximos 25 anos. Isso, contou Figueiredo, deixou os
potenciais interessados apreensivos quanto ao retorno que poderiam obter,
caso as projeções não se confirmassem. Por isso, as contas foram feitas novamente,
levando em consideração uma estimativa mais conservadora, de crescimento de
3,5% nos próximos anos.
"Essa é a projeção do Focus para o médio
prazo", informou. Focus é a pesquisa semanal que o Banco Central faz com
mais de uma centena de instituições financeiras, sobre projeções econômicas.
Figueiredo revelou que o governo decidiu mudar as condições do
programa de concessões em rodovias porque constatou que havia poucos
interessados. "Decidimos criar condições mais atrativas porque quanto
mais empresas disputarem, melhor", comentou.
Maior concorrência é a chave para garantir que os pedágios ficarão
abaixo do teto proposto pelo governo. "E é bom que tenhamos empresas
robustas, sólidas, porque as concessões vão envolver um volume grande de
investimentos", disse Figueiredo.
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Fonte.: Agência Estado
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