O governo
estadual deve concluir até 2016 pelo menos nove obras que estão sendo
implementadas na Região Metropolitana. Os serviços viários, além de atenderem o
transporte individual e coletivo, terão a função ainda de desafogar o tráfego
de cargas, principalmente daquelas embarcadas e desembarcadas nos portos da
Grande Vitória. Vai ajudar também o fluxo das cargas que abastecem o comércio.
"O
governo estadual está buscando todas as alternativas possíveis para reduzir os
gargalos logísticos objetivando melhorar a logística do Espírito Santo, reduzir
os custos no transportes de carga e recuperar a competitividade dos nossos
portos", explicou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio
Damasceno.
A falta
de investimento em logística nos últimos anos – os investimentos em portos,
rodovias federais e aeroportos, não custa lembrar, são de responsabilidade do
governo federal – é responsável pela perda de competitividade de uma das
principais vocações do Estado, o comércio internacional.
Sem a
realização dos investimentos previstos na área de logística, o Espírito Santo,
por mais de uma década, vem convivendo com problemas que se transformaram em
gargalos que minam a competitividade dos portos. E a atividade portuária, por
conta desses entraves, teve os custos elevados e a competitividade reduzida.
Uma das
reclamações dos usuários do Porto de Vitória é a dificuldade de acesso dos
caminhões para a entrada e saída de cargas diversas. O problema deverá ser
solucionado com a construção do Portal do Príncipe, que terá uma via de acesso
ao Porto de Vitória de uso exclusivo para caminhões. A via dará acesso dos
caminhões ao porto, a partir das Cinco Pontes.
Em
Cariacica estão previstas quatro obras que contribuirão para a melhoria do
acesso dos caminhões aos terminais portuários: a urbanização da Avenida
América, o Contorno de Cariacica, o Corredor Sudeste e as ligações com a Leste
Oeste.
O
Contorno Mestre Álvaro e a Rodovia do Sol Norte são as obras previstas para a Serra.
O trecho do Contorno, lembra o secretário, retira todo o tráfego de bairros
populosos de Serra e Vitória. A obra, destaca, é importante para o Espírito
Santo e também para o país.
A
construção da ES 388 e a ampliação da Estrada de Capuaba, a via de acesso aos
terminais portuários de Vila Velha são as intervenções previstas para o
município. A 388 vai, praticamente, contornar a área dos polos industriais de
Vila Velha, além de fazer a ligação com a Leste Oeste.
Fonte: A Gazeta – ES