O viaduto faz parte do complexo viário Padre Adelino, que também engloba o Catinguá-Belém e o Pires do Rio. Segundo a prefeitura, o complexo deve aumentar a fluidez na radial e facilitar o acesso às rodovias Fernão Dias e Dutra, à marginal Tietê, ao sistema Anchieta-Imigrantes e ao porto de Santos.
O viaduto Catiguá-Balem, que liga as ruas Catiguá e Engenheiro Balem, foi construído com vigas pré-moldadas e deverá ser usado, diariamente, por cerca de 2.500 veículos no horário de pico da manhã.
Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido), a inauguração do complexo trará mais segurança aos motoristas.
- A importância desse viaduto é extraordinária para a região e também para São Paulo, pela melhoria na fluidez de veículos neste ponto que é a porta de entrada e saída da Zona Leste. A partir dele daremos mais segurança e conforto para aqueles que usam seus carros para ir trabalhar, levar seus filhos à escola ou passear. Esta obra beneficia os quase 7 milhões de proprietários de veículos que circulam pela cidade.
O viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida foi construído com estaios, uma tecnologia que permite maior leveza à estrutura com menor interferência no trânsito da região durante a obra.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras, o investimento foi de R$ 114 milhões da prefeitura.
- O viaduto tem uma característica técnica arrojada que são os estaios, que podem ser trocados sem ter que interromper o tráfego e que são monitorados eletronicamente. Por meio da informática sabemos, por exemplo, a tensão dos cabos.
A estrutura te, três faixas de rolamento (duas sentido centro e uma no sentido bairro) e cerca de 120 metros de comprimento. Além disso, conta com 60 metros de vão livre e calçadas para permitir o tráfego seguro de pedestres.
Fonte: R7