Desde que a fiscalização do desrespeito ao pedestre foi intensificada, em 8 de agosto, em média 16 multas foram aplicadas por hora. Se considerado o período de maior atuação dos agentes da CET, das 6h às 22h, são 24 multas por hora. No total, 5.538 pessoas foram multadas por infrações como não dar preferência na hora da travessia ou não dar seta antes de conversão.
Zona de Proteção
O balanço se refere às multas aplicadas entre 8 e 21 deste mês, nos 91 pontos da região do centro e da av. Paulista chamada pela CET de 1ª Zona de Máxima Proteção ao Pedestre. O número poderia ser ainda maior, já que, desde o dia 11, agentes da CET têm trabalhado em operação-padrão, em protesto por um reajuste salarial. Quando a infração não envolve risco grave, os "marronzinhos" estão somente orientando - por exemplo, quem para sobre a faixa.
Esse foi justamente o caso que rendeu menos multas: 170, ou apenas 3%. Em seguida, vêm 695 (12%) multas para quem avançou o sinal e 1,3 mil (23%) para quem não indicou com seta que faria uma conversão.
A maioria delas, 2.409 (43%), foram casos de desrespeito ao pedestre. As 964 restantes não foram detalhadas porque foram aplicadas pela Polícia Militar.
Fonte: Destak