|
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou na
terça-feira (2) no Diário Oficial da União uma portaria que proíbe o trânsito
de veículos pesados no perímetro urbano de Uberlândia.
A proibição atinge veículos com peso bruto total acima de 23 toneladas
nos seguintes trechos: BR-050, entre os kms 65 e o km 77; BR-365, entre os
kms 607 e km 619; BR-452, entre os kms 127 e 136.
Quem descumprir a
determinação cometerá infração de trânsito e ficará sujeito à multa.
Alguns veículos poderão receber autorização para trafegar pelos
trechos. Porém, a decisão ficará à critério do superintendente regional do
Dnit no estado de Minas Gerais. A portaria entrará em vigor 30 dias após a
data da publicação, ou seja, 2 de maio.
Entre os motivos alegados para a decisão, segundo o superintendente
regional do Dnit, está o grande número de acidentes envolvendo veículos de
carga no perímetro urbano da cidade. Um dos casos foi a batida entre uma
carreta carregada com cerveja e outros oito veículos. Quatro pessoas morreram
e 12 foram internadas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de
Uberlândia (HF-UFU). Segundo informações da assessoria de imprensa do
hospital, três pessoas continuam internadas em estado grave.
Fonte: G1
|
|
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Veículos pesados não podem trafegar em rodovias que cortam Uberlândia
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Ex-governador da Bahia será novo ministro dos Transportes
|
O Palácio do Planalto anunciou na noite de segunda-feira (01) o
ex-governador da Bahia César Borges como novo ministro dos Transportes.
Filiado ao PR, ele substituirá Paulo Sérgio Passos, do mesmo partido e no
cargo desde julho de 2011. A data da posse ainda não foi definida, de acordo
com o Planalto, mas deverá ser marcada a partir de quarta-feira (3).
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência
informou que a presidente Dilma Rousseff agradeceu a “grande contribuição”
dada por Passos no governo e desejou “boa sorte” a César Borges.
O anúncio foi feito após reunião entre Dilma e o presidente do PR,
senador Alfredo Nascimento, que foi ministro dos Transportes no início do
governo, e pediu exoneração após suspeitas de direcionamento em licitações e
superfaturamento em obras rodoviárias.
Ex-senador pelo PFL (hoje DEM), Borges se destacou pelo apoio ao
também ex-governador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Desde maio do ano
passado, Borges ocupa a vice-presidência de governo do Banco do Brasil.
César Borges foi governador da Bahia entre 1998 e 2002, elegendo-se
senador no ano seguinte. Antes, já havia exercido dois mandatos de deputado
estadual, entre 1987 e 1995. Paulo Sérgio era secretário-executivo do
ministério quando Alfredo Nascimento foi afastado após denúncias de
irregularidades. Passos foi então efetivado como ministro interino e comandou
o ministério até o momento.
|
|
|
|
Fonte.: G1
|
Viação e Transportes aprova aulas em simulador de direção
|
A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que estabelece a
obrigatoriedade de aulas em simulador de direção para quem deseja tirar a
carteira de motorista. Conforme a proposta (PL 4449/12), do deputado Mauro
Lopes (PMDB-MG), essas aulas serão ministradas antes do início das aulas de
direção em via pública.
O relator, deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), recomendou a aprovação da
matéria. “Trata-se de ferramenta de imenso valor para auxiliar o aprendizado
ao volante. O principiante pode experimentar vivências virtuais, inclusive de
situações perigosas, que o capacitarão a melhor agir durante as aulas de
prática de direção na via pública, provendo mais segurança ao aprendiz”,
avaliou o relator.
O projeto foi aprovado com emenda que altera termos empregados, sem
alterar o conteúdo do texto.
Assim, conforme a proposta aprovada, caberá ao
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir a carga horária mínima a ser
cumprida no simulador para obtenção da autorização para conduzir
ciclomotores, da permissão para dirigir e da mudança de categoria da Carteira
Nacional de Habilitação.
O Contran deverá ainda definir os requisitos técnicos mínimos
necessários à homologação de simulador de direção.
A proposta acrescenta a medida ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei
9.503/97). Se for aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua
publicação.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
|
|
|
|
Fonte.: Agência Câmara
|
Obras da BR-101 não ficam prontas, mas o pedágio sobe
|
O Tribunal de Contas da União (TCU) está investigando possíveis
irregularidades no contrato de concessão do trecho duplicado da BR-101 e da
BR-376 entre Palhoça (SC) e Curitiba (PR). Há suspeita de favorecimento por
parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à concessionária
Autopista Litoral Sul que, mesmo sem entregar dentro do cronograma previsto
parte das obras definidas na licitação, teve direito a reajustar em fevereiro
o valor do pedágio cobrado nas cinco praças em operação no trecho, de R$ 1,50
para R$ 1,70. Com isso, de acordo com levantamento da Ordem dos Economistas
de Santa Catarina, desde 2009, o pedágio foi reajustado em 54,6%, em
comparação a uma inflação de 24,5% no período.
O valor inicial do pedágio, R$ 1,10, foi ganhando 10 ou 20 centavos
por ano - um acréscimo que, aparentemente baixo, passa desapercebido pela
maioria dos usuários. De acordo com o diretor-superintendente da
concessionária, Paulo Castro, os reajustes seguiram as regras do contrato e a
maior parte dos atrasos nas obras foi causada pela demora do poder público em
fornecer os licenciamentos necessários.
Uma das linhas da investigação do TCU é identificar se os cálculos da
ANTT, que autorizaram o reajuste, levaram em conta obras que ainda não foram
realizadas, como a alça viária de Florianópolis.
O trecho em questão, com 382 km, é a principal ligação rodoviária
entre as Regiões Sudeste e Sul do País.
Foi concedido em leilão feito em
outubro de 2007, vencido pelo grupo OHL Brasil, hoje Arteris. O contrato
assinado em fevereiro de 2008 prevê 25 anos de concessão, com investimentos
de R$ 3,1 bilhões como contrapartida.
Na próxima fase do processo do TCU, derivado de uma auditoria iniciada
em 2011, os principais envolvidos serão ouvidos. O Ministério dos Transportes
anunciou que, caso sejam comprovadas as irregularidades, as penalidades podem
incluir a redução do valor do pedágio ou a imposição de multas para a
concessionária. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
|
|
|
|
Fonte.: AE
|
terça-feira, 2 de abril de 2013
Em Brasília, Alckmin pede funcionamento 24 horas do Porto de Santos
|
O funcionamento 24 horas do Porto de Santos foi a proposta do Governo
do Estado de São Paulo para melhorar a fluidez do trânsito de caminhões que
se destinam ao local. A alternativa foi apresentada nesta quinta, 28, pelo
governador Geraldo Alckmin em audiência com o ministro dos Portos, Leônidas
Menezes Cristino, em Brasília.
A safra recorde de grãos tem causado transtornos nos acessos ao porto
e o funcionamento 24 horas agilizaria o escoamento da carga. "Sugerimos
o porto 24 horas, ou seja, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária],
Receita Federal, Polícia Federal, Ministério do Trabalho também precisariam
funcionar 24 horas pelo tamanho, pela importância do porto", afirmou
Alckmin.
O Governo do Estado está se mobilizando com obras que vão acelerar o
transporte, entre as quais ajuda à Prefeitura do Guarujá para melhorar o
acesso entre a margem esquerda do porto e a Rodovia Piaçaguera. São Paulo
também dispõe de um pacote de investimentos de R$ 320 milhões em obras como
melhoria dos trevos entre as rodovias Anchieta e a Cônego Domênico Rangoni e
entre a Anchieta e a Piaçaguera-Guarujá, além de novas pistas da Piaçaguera e
dois viadutos.
Alckmin solicitou ao governo federal a antecipação do início das obras
da fase II da via perimetral portuária do Guarujá. Outra reivindicação do
governador ao ministro dos Portos foi a disponibilização de novas áreas de
estacionamento (páteos) e o aprimoramento da central de agendamento, no
sentido de melhorar o gerenciamento do fluxo de caminhões.
"Propusemos um trabalho conjunto entre o governo federal, o
Governo de São Paulo e o governo municipal. A parte do governo federal seria
a segregação dos caminhões, por meio da Codesp. Nós faremos toda a parte na
rodovia Anchieta, e a Prefeitura, na Avenida Nossa Senhora de Fátima,
substituindo semáforos por viadutos", ressaltou.
Participaram também da reunião o secretário de Logística e
Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, o diretor-presidente da Dersa
(Desenvolvimento Rodoviário S/A), Laurence Casagrande, e o presidente da
Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Barcos.
|
|
|
|
Fonte.: SP Notícias
|
Assinar:
Postagens (Atom)