quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SETCESP consegue liberação do VUC na ZMRC

O SETCESP acaba de conquistar uma vitória histórica para o segmento de transporte rodoviário de cargas na cidade de São Paulo. Em reunião realizada entre o presidente Francisco Pelucio, o assessor da Presidência Adauto Bentivegna Filho, o secretário Municipal de Transportes, Marcelo Branco, e o diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Irineu Gnecco, nesta quarta-feira, a entidade conseguiu a liberação dos VUCs, Veículos Urbanos de Carga, na Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC).

Em 2008, quando as restrições aos caminhões foram ampliadas na cidade, com o aumento da ZMRC para 100 quilômetros quadrados e a implementação o rodízio aos veículos de carga no mini anel viário, o SETCESP iniciou eu trabalho incansável para a liberação do VUC, que é o veículo ideal para o transporte urbano de cargas, substituindo veículos menores, otimizando o transporte e diminuindo a poluição nas ruas.
Após exaustivas reuniões neste período de quatro anos, o corpo técnico da Secretaria Municipal de Transporte avaliou que as medidas adotadas até aqui culminaram em menos veículos pesados na cidade, e como se está investindo em restringir os veículos de cargas de passagem pela cidade, como já ocorre na Marginal Pinheiros e adjacências, entenderam que era possível atender este importante pleito do SETCESP que é a liberação do VUC na ZMRC.
Segundo a Prefeitura, a liberação ocorrerá a partir de março, quando será publicada uma Portaria para a definição dos detalhes do cadastramento dos VUCs para livre circulação.
Outro ponto abordado pelo presidente do SETCESP foi a questão das autuações em relação aos veículos que estão cadastrados. O Secretário Marcelo Branco se demonstrou sensível ao problema e se comprometeu em falar com a direção da Prodam, órgão que faz a gestão da área de informática da Prefeitura, para buscar solução a este grave problema.
“Esta é uma grande vitória para o nosso setor, pois o VUC é um veículo projetado para as operações urbanas. Mas a luta para a liberação dos caminhões na Marginal Tietê continua. A entidade vai continuar trabalhando para encontrar também uma solução para este assunto, inclusive tem reunião agendada com o corpo técnico da CET para trabalhar nesta linha”, comenta o presidente do SETCESP.
Sobre as restrições na Marginal Tietê, o SETCESP também conseguiu esta semana uma vitória para o setor, pois a Prefeitura passará a multar os caminhões somente em março, dando mais tempo para que o setor se adapte às novas regras. O SETCESP é contrário a qualquer tipo de restrição aos caminhões na cidade e continuará seu trabalho para minimizar as proibições.

Fonte: CETCESP

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portos deslancham com investimentos

Em 2012, os portos brasileiros devem movimentar, pela primeira vez, um bilhão de toneladas em cargas, 12,3% mais que no ano passado, segundo estimativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Na esteira deste número recorde, muitas mudanças devem ocorrer: o Rio, por exemplo, tende a alcançar a liderança no ranking dos estados com maior movimentação de carga marítima, desbancando o Espírito Santo. Hoje, ele ocupa o segundo lugar, seguido por São Paulo. Parte deste crescimento se deve aos investimentos que voltaram ao setor. Diversas empresas anunciaram novos terminais, como os portos Sudeste, em Itaguaí, e Açu, no Norte Fluminense - ambos do grupo de Eike Batista -, além de projetos da Petrobras, da Gerdau e da CSN.

Há um bom momento para o setor, que ganhou investimentos privados depois que o governo realizou uma grande frente de dragagem. Vemos avanços em todas as áreas, mas o crescimento maior é na movimentação de contêineres, que levam produtos com maior valor agregado. Se o bilhão de toneladas não for atingido em 2012 será por pouco. Também acredito que para o Rio assumir a liderança nacional é uma questão de tempo, devido a diversos projetos industriais e, principalmente, à exploração do pré-sal - afirma Fernando Fialho, presidente da Antaq.
Leônidas Cristino, ministro especial dos Portos, confirma esse bom momento. Para ele, o cenário mudou a partir de 2005, quando o governo retomou os investimentos no setor. Passada a fase de dragagem, Cristino afirma que o momento é de investir em gestão para "ampliar a capacidade dos portos sem a necessidade de novas obras".
Estamos investindo mais de R$ 553 milhões em projetos de inteligência, como o Porto Sem Papel, o Carga Inteligente, que permite um acompanhamento de navios e caminhões, para que as cargas cheguem no momento certo aos terminais reduzindo os congestionamentos, monitoramento de navios e controle de resíduos dos portos - diz o ministro.
Fonte: Portos e Logística

BR-040 terá dez radares no trecho entre BH e Sete Lagoas

A BR-040 vai ganhar, ainda neste semestre, 12 radares de controle de velocidade, em um trecho de 160 km entre Belo Horizonte e Curvelo, na região Central. Só entre a capital e Sete Lagoas, separadas por 70 km, irão funcionar dez aparelhos, o que dá uma média de um equipamento a cada 7 km. Hoje, o caminho entre as duas cidades não é monitorado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já definiu os locais onde os aparelhos serão instalados. Em alguns pontos da rodovia, o monitoramento será feito nos dois sentidos.
O movimento BH-Sete Lagoas que passará a ser monitorado eletronicamente cresceu nos últimos meses, especialmente em dias de jogos de futebol na Arena do Jacaré. O estádio recebeu partidas dos campeonatos Mineiro e Brasileiro e da Copa do Brasil, já que o Mineirão está fechado para reforma.
Na altura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, haverá dois radares em um trecho de apenas 200 m. Na vizinha Esmeraldas, serão dois em um intervalo de apenas 1 km. Conforme o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Queixas - Nenhuma obra ou melhoria para a BR-040 entre Belo Horizonte e Sete Lagoas está nos planos do Dnit. Enquanto isso, as reclamações de quem passa pelo trecho se multiplicam. Aumento no número de passarelas e conservação do asfalto são alguns dos pedidos dos condutores.
O arquiteto Flávio de Castro, 51, que passa pelo local ao menos quatro vezes por semana, se diz favorável ao controle de velocidade, mas afirma que só a instalação de radares não basta para solucionar os problemas. "A estrada está funcionando muito acima da capacidade. Os congestionamentos, principalmente na chegada à capital, são constantes. E o asfalto na entrada de Sete Lagoas, recapeado recentemente, já está esburacado na pista usada pelos caminhões".
Fonte: O Tempo – MG

Marginal Tietê: vitória importante

A reunião realizada pelo SETCESP e por diversas outras entidades patronais e laborais do transporte de cargas com a Prefeitura de São Paulo em busca de soluções para os efeitos das proibições aos caminhões na cidade, ocorrida na última semana de 2011, representa uma enorme vitória para a mobilidade urbana e o abastecimento da maior região metropolitana do País.
Com os argumentos do setor nas mãos, os transportadores e representantes de empresas e trabalhadores, acompanhados de parlamentares e profissionais do setor, tiveram um debate com o prefeito e com o mandatário da pasta dos Transportes para apresentar à administração pública os problemas gerados pelas restrições, principalmente em vias como a Marginal Tietê e diversas avenidas importantíssimas para o transporte na cidade.
A questão dos custos, o direito de ir e vir dos caminhões, a falta de locais para parada e estacionamento de caminhões, a segurança, a preservação do meio ambiente, a ocupação do viário público, o abastecimento da cidade, os veículos de passagem e tantos outros assuntos são tópicos deste debate, tão importante para todos que vivem e trabalham em São Paulo.
Com a reunião, o setor se aproxima do problema e consegue que as multas sejam prorrogadas para março, além da vitória principal, que é a formação da comissão técnica que acompanhará o assunto semanalmente, trazendo soluções para cada caso.
O associado do SETCESP pode contar uma entidade forte, representativa e bem articulada, que trabalha com o apoio de outras entidades em prol do bem comum, do abastecimento urbano e do direito de operar e trabalhar que todas as empresas e trabalhadores têm. Esta é a notícia com a qual o SETCESP inicia 2012. A luta continua.

Fonte: Presidência SETCESP

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Seguro para acidente poderá ser obrigatório em rodovias com pedágio

A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a cobertura de seguro para vítimas de acidentes nas rodovias do País sujeitas à cobrança de pedágio.
A proposta (PL 2250/11), do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), obriga as empresas responsáveis pela cobrança do pedágio a contratar seguro em caso de morte por acidente, devendo ser paga indenização por cada óbito, além de assistência funeral para os herdeiros legais de cada uma das eventuais vítimas.
Conforme o texto, os valores segurados serão definidos com base no Seguro Obrigatório de Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), para a cobertura de morte e a de assistência funeral, até o valor máximo estipulado para a cobertura de invalidez total e permanente. A cobertura será devida a qualquer veículo que trafegar em estradas municipais, federais ou estaduais com pedágios.
Felipe Bornier acredita que a instituição do seguro proposto beneficiará os usuários das rodovias com pedágios, contribuindo também para a melhoria das condições de tráfego e de segurança nessas estradas. ?Não significa, em face dos valores estipulados, encargo que onere sobremaneira os responsáveis pelas estradas pedagiadas?, afirma ainda, lembrando que essas rodovias possuem melhores condições que as públicas.
O descumprimento da medida sujeitará o infrator ao pagamento de multa no valor equivalente em reais a cem vezes o maior capital segurado, dobrado em caso de reincidência. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no Orçamento.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
Fonte: SEGS

Sistema de gestão integrado da Santos Brasil é reconhecido por certificadora internacional

O Tecon Santos e o Terminal de Exportação de Veículos (TEV), ambos administrados pelo grupo Santos Brasil na margem esquerda do Porto de Santos, foram reconhecidos pelas certificações ligadas ao sistema de gestão integrado ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. A avaliação foi feita pela SGS ICS, órgão certificador internacional que, no Brasil, possui acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O sistema de gestão integrado (SGI) da companhia engloba processos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional, segurança do trabalho, da informação e patrimonial, o que levou ao reconhecimento.
Outras unidades de logística da empresa, em Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo e Jaguaré, no estado de São Paulo, e Imbituba, em Santa Catarina, também passaram por auditorias de manutenção e garantiram a validade de seus certificados ISO 9001:2008. Os centros e terminais já adotam os mesmos princípios do SGI do Tecon Santos.
“A obtenção desses reconhecimentos indica que estamos no caminho certo. As premissas são produtividade com qualidade, respeito ao meio ambiente e a adoção de práticas que visam garantir a integridade física e o bem-estar dos nossos funcionários”, destaca o diretor de operações da Santos Brasil, Caio Morel.
O processo para manutenção das certificações da empresa engloba realização de auditorias internas com o suporte de consultoria independente.
Fonte: A Tribuna Online

Mortes em estradas de São Paulo caem 43% neste feriado de réveillon

O índice de mortes em acidentes de trânsito em estradas estaduais paulistas caiu 42,9% neste feriado de réveillon na comparação com o anterior, segundo a Polícia Militar Rodoviária. O índice, que é calculado com base em uma fórmula que leva em conta a extensão das estradas e a circulação de veículos, caiu de 2,09 para 1,19 de acordo com balanço divulgado hoje (2).

Segundo o balanço, o índice de acidentes caiu 19,8% no feriado, de 0,58 para 0,46. Já o índice de vítimas feridas diminuiu 22,5%, de 35,10 para 27,22.

De 29 de dezembro a 1º de janeiro, foram registrados 934 acidentes, 548 feridos e 24 mortes em estradas estaduais de São Paulo. Também foram aplicadas 12.624 multas e apreendidas 168 carteiras de habilitação e 1.897 documentos de veículos.

Quanto ao abuso de álcool por motoristas, foram registrados 98 casos de embriaguez em São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

JSL fará gestão logística da Marfrig

A Marfrig anunciou que a JSL passará a prestar, por um período de 10 anos, serviços de gestão administrativa, logística, gestão de transportes e da operação de armazéns e frete para a Marfrig em todo território brasileiro.
A processadora de alimentos ao transferir a gestão das operações logísticas no Brasil para JSL, busca um fornecedor que lhe assegure a melhor qualidade e segurança, conjuntamente com a capacidade de acompanhar o seu crescimento com soluções integradas para toda sua cadeia logística, garantindo a execução pelo melhor custo-beneficio.
A celebração dos contratos definitivos e a própria implementação da transação estão sujeitas ao resultado da negociação entre as partes e obtenção das respectivas autorizações societárias.
Pelo acordo, a JSL adquirirá da Marfrig determinados ativos logísticos, próprios para a operação de produtos refrigerados, pelo valor de R$150 milhões. A expectativa da empresa de logística no negócio é expandir seus serviços na cadeia frigorificada, com um serviço de alto valor agregado, consolidando-se como líder no setor.
A empresa informou que colocará a disposição da Marfrig o maior potrilho de serviços logísticos do Brasil, que possibilitará a melhoria da qualidade e aumento da capilaridade da distribuição das marcas e produtos envolvidos, atingindo uma malha de distribuição mais abrangente e um número maior de clientes finais e com grande potencial de redução de seus custos logísticos.
A celebração dos contratos definitivos está sujeita a conclusão, até 30 de janeiro de 2012, da negociação entre a Marfrig e a JSL dos termos e condições definitivos do Contrato de Gestão e dos demais contratos que contemplarão os outros negócios.
As empresas também concordaram que os contratos definitivos não deverão afetar os acordos atuais com seus fornecedores, colaboradores e prestadores de serviços, que deverão ser mantidos e respeitados.
Fonte: Monitor Mercantil Digital

Tião Viana assina decreto que cria polo logístico

No último dia útil do ano, o governador do Acre Tião Viana assinou o decreto que cria o Polo Logístico, uma área na qual ficarão concentrados empresas de transportes, serviços, logística e armazenamento de produtos. O endereço do polo será ao lado da Cidade do Povo, outro investimento do governo do Estado, em parceria com o governo federal, que vai reunir 10,5 mil casas, com toda infraestrutura necessária.
“É uma honra estar ao lado das instituições e das empresas. Neste ato vocês confirmam a confiança no futuro do Acre. O governo não pode chegar com a receita pronta. Tem que compartilhar com vocês, que construir democraticamente como este projeto foi construído. O polo será uma área de desenvolvimento estratégico das atividades empresariais, e o que nós queremos é que vocês gerem empregos a partir do trabalho que desenvolvem. É hora de enfrentar os desafios”, disse o governador Tião Viana.
O polo logístico foi criado para realocar, em áreas apropriadas do ponto de vista econômico e ambiental, os empreendimentos do setor de logística e distribuição, seguindo as orientações do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).
“Este é um sonho antigo do setor, que foi acalentado por seis anos. Estamos vivendo uma 'crise boa'. Com a economia crescendo mais do que a média dos outros Estados da Região Norte há dez anos, as empresas precisaram se expandir e não encontraram espaço. O governo está investindo R$ 3,3 milhões na compra do terreno, e as 40 empresas que já confirmaram sua instalação no polo vão investir mais R$ 120 milhões, gerando três mil empregos”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
O secretário explicou que o governo deve investir ao todo cerca de R$ 15 milhões. “Tirar R$ 3,3 milhões da arrecadação para investir na compra de um terreno de um polo logístico é uma decisão corajosa, ousada, do governador Tião Viana. Mas é uma decisão de quem está disposto a investir no Acre, a promover o crescimento empresarial para gerar emprego, movimentar a economia”, comentou.
O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), Leandro Domingos, lembrou que o investimento do governo será compensado em impostos. “E isso não é ruim, é a inteligência da administração pública”, reforçou.
O presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Acre, José Carlos, lembrou as dificuldades do setor em expandir as atividades e a falta de um espaço adequado para isso. “Esse investimento vai trazer muitos benefícios para o setor empresarial.”
A lei que cria o polo logístico foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. Eber Machado, relator da lei, agradeceu a oportunidade e falou da importância da iniciativa para o setor empresarial.
O objetivo do projeto é realocar, em áreas apropriadas do ponto de vista econômico e ambiental, os empreendimentos do setor, orientar o setor de apoio logístico e de distribuição de Rio Branco, em conformidade as orientações do Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre, além de apoiar a modernização e dinamização dos setores de distribuição de logística, entre outras coisas.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Distribuição de diesel menos poluente é obrigatória em todas as regiões do país

A partir do dia primeiro de janeiro  é obrigatória a distribuição do óleo diesel S50, com baixo teor de enxofre, em todas as regiões do país. Além de ser menos poluente, o combustível é indispensável para o funcionamento dos motores comerciais pesados, como caminhões e ônibus, fabricados a partir de 2012 e comercializados no mercado interno brasileiro.

O diesel S50 contém teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg), bem menor que o S500 e o S1800, os mais comercializados atualmente, com teor de enxofre mais de dez vezes superior.

Nos novos motores, o diesel S50 deve reduzir em até 80% as emissões de materiais particulados e em 98% as de óxidos nitrosos. Nos demais motores, no entanto, a redução das emissões será limitada a até 15%, o que deve ser resolvido ao longo do tempo com a renovação da frota.

A frota brasileira de veículos pesados é de aproximadamente 2,3 milhões de veículos e a estimativa da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é que serão vendidos entre 160 mil e 170 mil em 2012. O Ministério de Minas e Energia informou que outra novidade é a necessidade dos novos veículos pesados usarem um agente, chamado Arla 32, que neutraliza as emissões de óxidos nitrosos e de materiais particulados. O produto, no entanto, não pode ser misturado ao óleo diesel, sendo colocado em um tanque exclusivo identificado com tampa azul, e injetado em dosagem controlada na saída dos gases do escapamento, antes do catalizador.

A substituição do diesel mais poluente foi definida em 2002 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e deveria ter entrado em vigor em 2009, mas só começou a sair do papel depois da intervenção da Justiça. Para 2013, o acordo prevê a substituição do S-50 por uma versão de diesel com teor de enxofre ainda menor, o S-10, com limite de 10 miligramas de enxofre por quilo de combustível (mg/kg).

Fonte: Agência Brasil