O governador Geraldo Alckmin entregou na terça-feira, dia 3 de setembro, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para a construção do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá. O documento foi entregue ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e à prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Projetado com uma tecnologia inédita Brasil, o túnel permitirá o transporte entre as duas cidades, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. "Hoje é um dia extremamente marcante para a engenharia nacional e um sonho para da região metropolitana de Santos, a ligação seca entre Santos e Guarujá", afirmou o governador.
Atualmente, a ligação entre os municípios é feita pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa. "Uma ligação de 43 quilômetros fica reduzida a um túnel e uma travessia em um minuto e 40 segundos. Então, é qualidade de vida para a Região Metropolitana da Baixada", explicou Alckmin.
O túnel, que terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos, será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá.
Depois de finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Após a imersão, cada elemento é encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel. O projeto é conduzido por um consórcio nacional que conta com a consultoria de uma empresa holandesa, responsável por projetos similares em vários países, o que permitirá a transferência da tecnologia para os técnicos brasileiros.
O orçamento total do empreendimento é de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 962 milhões para as obras do túnel; R$ 506 milhões para as obras viárias em Santos; R$ 532 milhões no viário do Guarujá; R$ 362 milhões para desapropriações e reassentamentos; R$ 78 milhões para projetos e R$ 15 milhões para compensações ambientais.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), que será responsável pelo gerenciamento da obra, depositou o EIA/Rima na Cetesb no dia 28 de agosto. A expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014, e a licença de instalação, em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras, que tem 44 meses para entrega ao tráfego.
Nos dia 16 de setembro, a Dersa abrirá duas centrais de relacionamento, uma em Santos e outra em Guarujá, para prestar informações à população, disponibilizar consultas ao EIA/Rima e ao traçado do projeto. Ainda em 2013, duas audiências públicas, uma em cada município, serão marcadas pelo Consema para discutir o licenciamento ambiental. A previsão de início das obras é julho de 2014.
Fonte: Governo do Estado de SP