quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Concessionária anuncia para o fim deste mês a liberação de novo trecho da BR–381 sentido São Paulo


A partir do próximo dia 30, quem for viajar para o Sul de Minas, São Paulo e Triângulo Mineiro não vai mais precisar passar pela entrada da cidade de Betim, na região metropolitana. É que nessa data será concluída a nova alça da BR–381, promessa de retirar o tráfego pesado que hoje passa pelo principal acesso ao município. O anúncio foi feito durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela concessionária que administra a rodovia Fernão Dias.

A alça começa um pouco antes do Metropolitan Shopping, em Betim, e retorna ao trajeto original já no trevo com a BR–262. Quando o trecho for inaugurado, todo o tráfego rodoviário será alterado para esse contorno, e o trajeto atual servirá apenas para o tráfego urbano. O novo traçado terá 8 km de extensão e deverá reduzir em até 40% o tráfego de veículos que hoje passa pela entrada da cidade.

“Essa obra vai reduzir os constantes congestionamentos nos horários de pico e ainda aumentar a segurança, já que é um trecho com alto índice de acidentes”, alegou o superintendente da Autopista Fernão Dias, empresa que administra a rodovia, Helvécio Tamm. Ele garante que não haverá cobrança de pedágio no trecho.

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim), Gilvaldo de Vasconcellos, comemorou a conclusão da obra. “Vai facilitar as ações para melhorar a integração entre os dois lados da cidade que atualmente são divididos pela rodovia”, avaliou.

Projeto. A nova alça da Fernão Dias faz parte de uma série de intervenções que estão sendo feitas pela concessionária que administra a estrada. As obras estavam previstas no contrato de concessão como contrapartida para cobrança de pedágios. Além da alça, está sendo construída uma trincheira, na altura da avenida das Américas, que vai melhorar o acesso ao município. Também está sendo feito o alargamento do viaduto próximo à refinaria Gabriel Passos, que vai ganhar uma faixa a mais em cada sentido. As duas obras devem ser entregues em novembro.

Até fevereiro de 2015, a concessionária pretende concluir a construção de 16 km de terceira faixa na subida da serra de Igarapé, 19 km de vias marginais e sete passarelas entre as cidades de Betim e Igarapé.

Prefeitura vai pedir municipalização de via
Com a retirada do tráfego rodoviário da entrada de Betim, a prefeitura da cidade pretende pedir a municipalização do trecho, para poder gerenciar as intervenções necessárias e melhorar o tráfego na cidade. “Aquele trecho não é uma rodovia, é uma avenida urbana com tráfego pesado de caminhões, assim como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Com a municipalização, poderíamos fazer intervenções para adaptar a estrutura viária ao tráfego urbano”, avaliou o diretor-presidente da Transbetim, Gilvaldo de Vasconcellos.

Para que ocorra a municipalização do trecho, é preciso que haja um convênio com o governo federal. “É um processo bastante burocrático e pode demorar um pouco. Precisamos fazer essa proposta ao governo federal”, adianta.


Fonte: O Tempo