Os debates sobre a Lei do Motorista, nº 12.619, que estabelece a
obrigatoriedade do controle de jornada de trabalho e de tempo de direção para
todos os motoristas profissionais do Brasil, obrigando os tempos de parada de
30 minutos a cada quatro horas de direção e o descanso diário de 11 horas,
entre outras exigências, estão longe de terminar.
Apesar de a Lei estar em ampla discussão em foros como a Câmara dos
Deputados e a comissão especial que foi criada para este fim, com diversos
interesses voltados para sua flexibilização, prorrogação e modificação, o
especialista em Direito do Transporte, Marcos Aurélio Ribeiro, alerta todo o
setor de transporte de cargas e logística brasileiro para a vigência de suas
regras: “A Lei está em vigor, embora existam discussões e outros projetos
tramitando na Câmara. Mas, enquanto não houver nenhuma modificação, ela está
valendo em sua íntegra. Vale tanto a parte Trabalhista, que é da Jornada de
Trabalho, como a parte de Tempo de Direção, que consta no Código de Trânsito.
Toda ela está em vigor”, disse o advogado à reportagem do Portal Transporta
Brasil.
Ribeiro aconselha a todas as transportadoras do País a cumprir todas
as regras da Lei 12.619, sob pena de receber alguma autuação das autoridades
fiscalizadoras. “Enquanto a Lei existir, todos devem cumprir. O motorista não
pode deixar de descansar, não pode dirigir mais que 4 horas de forma
ininterrupta e sua jornada de trabalho deve ser cumprida, observando o
descanso diário de 11 horas. Todas as regras que estão na Lei estão valendo”,
frisa o Dr. Marcos Aurélio.
Segundo o especialista, os debates sobre a Lei do Motorista giram em
torno de alguns aperfeiçoamentos e ajustes de que ela precisa. “É necessário
estabelecer um equilíbrio entre o motorista empregado e o autônomo, de forma
que o empregado também possa dirigir durante 12 horas por dia, uma vez que o
autônomo pode. Regular melhor o tempo de espera, permitir que em viagens longas
o motorista possa descansar apenas 8 horas de forma ininterrupta e descansar
o restante durante o dia. Estes são alguns aperfeiçoamentos que devem
surgir”, explica.
|
|
Fonte.: Portal Transporta Brasil
|
Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.